Avançar para o conteúdo principal

Renacionalização da TAP dita a sua morte.


Uma das primeiras medidas que geringonça de António Costa tomou foi a renacionalização da TAP que tinha acabada de ser privatizada no governo de Passos Coelho que conseguiu manter a independência da TAP em relação a outras companhias europeias como a espanhola Ibéria ou a alemã Lufthansa.

Com a renacionalização, apesar de ser limitada, regressaram os prejuízos e se desvaneceu o interesse dos donos que tinham acabado de a comprar: o português Humberto Pedrosa (da Barraqueiro) e o americano Neelaman experiente e com know how em companhias de aviação.

Agora o resultado está à vista: a TAP vai ser engolida por uma companhia europeia, provavelmente a Lufthansa, e assim desaparece o interesse nacional que tinha sido preservado na privatização. a TAP deixará de estar ao serviço dos portugueses para estar ao serviço da Lufthansa. A única coisa que talvez se salve é marca TAP que deixará de ser portuguesa ou nem mesmo isso se salve a longo prazo:

https://tvi24.iol.pt/economia/negocio/primeira-mao-humberto-pedrosa-vai-vender-posicao-na-tap-a-alema-lufthansa

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...