Avançar para o conteúdo principal

Banco Central Europeu está a avaliar lançamento de moeda digital


A Presidente do banco central revela ainda que foi criada uma equipa de especialistas para analisar os prós e contras deste projeto

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), confirmou nesta semana que o organismo responsável pela emissão da moeda Euro continua a avaliar a hipótese de lançar uma «Moeda Digital do Banco Central» (CBCD na sigla em inglês).

«Em termos do caminho à nossa frente, o BCE vai continuar a avaliar os custos e benefícios de emitir uma moeda digital que garanta que a população no geral é capaz de usar dinheiro do banco central mesmo que a utilização do dinheiro físico eventualmente diminua».

Numa entrevista à publicação Challenges, e entretanto publicada no site do BCE, Christine Lagarde revela que foi criado um grupo de especialistas, no final de 2019, que vai trabalhar com os bancos centrais dos países da União Europeia para «estudar a viabilidade da moeda digital do banco central, de várias formas, na zona euro».

Apesar desta abertura em relação a uma versão digital do euro, a presidente do BCE deixa alguns alertas sobre as consequências negativas que também podem surgir caso a ideia avance. «A prospeção de iniciativas do banco central não deve desencorajar ou encher o mercado privado de soluções para pagamentos de retalho rápidos e eficientes na zona euro», acrescentou a responsável.

A presidente do BCE considera que uma moeda digital única para a zona euro pode ter grandes implicações no setor financeiro e nas políticas de monetárias de transferência de dinheiro. «Estamos a olhar de perto para a viabilidade e para os méritos de uma Moeda Digital do Banco Central», voltou a frisar.

De recordar que no final de 2019, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia anunciou um acordo para impedir o lançamento de moedas digitais, cujo valor depende de fundos de investimento ou moedas convencionais – naquela que parece ter sido uma medida de proteção contra o projeto Libra da rede social Facebook.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2020-01-09-Banco-Central-Europeu-esta-a-avaliar-lancamento-de-moeda-digital

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...