Vapor de água criado por Asteroide que colidiu com a Terra há 2,2 mil milhões de anos iniciou o degelo.
O efeito de estufa é provocado por gases como o CO2, o metano e o vapor de água.
Uma cratera com mais de 70 quilómetros encontrada na Austrália marca o local de impacto de um asteroide que alterou o clima na Terra há 2,2 mil milhões de anos
A Yarrabubba é uma cratera de 70 quilómetros na planície australiana que evidencia a colisão de um asteroide há 2,2 mil milhões de anos. Investigadores da Universidade de Curtin na Austrália e da NASA assinam um estudo onde concluem com precisão a idade dos elementos encontrados na cratera e reforçam a afirmação de que o impacto da colisão levantou poeira e vapor de água para a atmosfera, melhorando a capacidade do planeta em absorver calor e dando início ao degelo da Terra.
Os cristais que derreteram no interior da cratera e que se voltaram a cristalizar depois do impacto foram essenciais para esta análise. «Estes cristais cresceram durante o evento do impacto», disse Chris Kirkland, um dos autores do estudo. Este trabalho permite situar a colisão no tempo, há 2,2 mil milhões de anos, e classificar esta estrutura como a estrutura de impacto mais antiga encontrada na Terra.
Nessa altura, o planeta estava a passar por várias alterações dinâmicas, lembra a Cnet. Outras equipas já tinham mostrado que a Terra estava coberta de gelo há 2,4 a 2,1 mil milhões de anos. «A idade da Yarrabubba coincide com o fim de uma série de eras do gelo antigas», diz Nicholas Timms, outro autor do estudo.
Os investigadores recorreram a modelação por software e concluem que um asteroide de sete quilómetros de diâmetro poderá ter sido o responsável por criar a cratera e que terá tido um impacto no clima global, levando a que meio bilião de toneladas de vapor de água tenham sido libertadas para atmosfera.
O estudo refere ser difícil modelar as interações na Terra antiga e afirmar categoricamente que o impacto possa ter resultado no fim desta era do gelo, mas salienta que a coincidência temporal requer mais investigação.
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2020-01-22-asteroide-que-colidiu-com-a-terra-ha-22-mil-milhoes-de-anos-iniciou-o-degelo/
Comentários
Enviar um comentário