Avançar para o conteúdo principal

Tem a certeza que usa bem a sua máquina de lavar loiça?


É algo que fazemos, com frequência e quase por instinto. Mas existem técnicas para a loiça sair realmente lavada, para não estragar nada e ainda poupar água e energia. Saiba quais.

Esta é, muitas vezes, uma questão que divide os casais ou companheiros de casa. Cada um tem a sua técnica, supostamente, infalível, mas a verdade é que existem algumas regras para a loiça sair da máquina realmente lavada.

No tabuleiro de cima, devem ser colocados copos, chávenas e taças pequenas. Todos virados para baixo para a água poder escorrer. Confirme também se algum deles é demasiado grande ao ponto de bloquear o braço giratório.

Os objetos de plástico - como os tupperwares - também devem ser colocados aqui porque o calor, para aquecer a água, vem de baixo e pode danificá-los. Utensílios de cozinha como espátulas ou colheres de sopa devem ser postos no meio deste tabuleiro.

No tabuleiro de baixo, ficam os pratos, taças grandes, panelas e tachos. Coloque as peças maiores nas pontas para não bloquearem as saídas de água e longe da porta para não impedir a saída do detergente. Os pratos devem ficar todos voltados para o centro da máquina, uma vez que é daqui que vêm os jatos de água

No cesto, os talheres devem ficar virados para cima, com exceção das facas, para que não se corte quando for retirá-las da máquina. Se quiser ser mais eficiente a arrumá-los depois de lavados, experimente organizá-los por tipo.

Além do ideal, tome nota também dos erros mais comuns:

- atenção aos restos de comida: é importante limpar o que fica nos pratos, mas não há necessidade de fazer uma pré-lavagem
não encha a máquina em demasia, senão a loiça não vai ficar lavada

- evite pôr na máquina frigideiras e tachos anti-aderentes porque, com as lavagens, vão acabar por perder essa propriedade.

- não ponha panelas de ferro porque ficam enferrujadas…

- nem tábuas de madeira porque vão absorver a água.

Se tiver preocupações ambientais, lembre-se que a maioria das máquinas já tem programas mais ecológicos para poupar água e energia. Experimente estas dicas… e boas lavagens!

https://www.contasconnosco.pt/artigo/tem-a-certeza-que-usa-bem-a-sua-maquina-de-lavar-loica

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...