Avançar para o conteúdo principal

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)


Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos.

O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser (LIGO), detalha o Live Science.

Previstas pela primeira vez por Albert Einstein, as ondas gravitacionais são ondulações extremamente rápidas na curvatura espaço-tempo que viajam à velocidade da luz desde a sua fonte para o exterior. Estas ondas são, por norma, fruto de enormes eventos cósmicos, como a colisão de buracos negros ou a fusão de estrelas de neutrões.

Contudo, na deteção da semana passada, os cientistas não puderam identificar a causa exata desta explosão que durou apenas 14 milissegundos.


As ondas gravitacionais geradas pela colisão de objetos massivos costumam durar mais tempo, tal como explicou o cientista Andy Howell, citado pelo portal de Ciência.

Outra hipótese em cima da mesa para justificar esta explosão é que possa ser o resultado do colapso de uma super-nova. Embora este seja um fenómeno mais transitório do que a colisão de buracos negros, a explosão parece ainda “muito curta para aquilo que é esperado do colapso de uma estrela massiva”, observou Howell.

“Nunca vimos uma estrela explodir em ondas gravitacionais anteriormente (…) Não sabemos realmente como seria”, disse, acrescentando que não descarta que se tenha tratado de um problema técnico nos instrumentos de deteção.

Ainda assim, frisa Howell, o fenómeno foi registado por três detetores do LIGO: dois dos quais localizados nos Estados Unidos e um em Itália.

“O Universo está sempre a surpreender-nos. Podem existir eventos astronómicos totalmente novos que produzem ondas gravitacionais nos quais nunca pensamos”, disse.

https://zap.aeiou.pt/inexplicavel-explosao-ondas-gravitacionais-terra-304333

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...