Avançar para o conteúdo principal

Citroën Ami: Mobilidade urbana sem carta, partilhável e 100% elétrica


O problema já é por demais conhecido: como melhorar a mobilidade dos cidadãos dentro dos grandes centros urbanos sem que essa se torne dispendiosa e inacessível numa era em que a eletrificação ganha espaço? Face a este desafio, a Citroën procurou desenvolver uma solução disruptiva para a mobilidade urbana, na forma do Ami, um peculiar citadino 100% elétrico que é direcionado para os jovens e para a sociedade digital.

A Citroën quer democratizar o acesso à era da eletrificação com um pequeno veículo totalmente elétrico que pretende revolucionar a mobilidade urbana. Aliás, na revelação mundial, o Ami é chamado de veículo urbano disruptivo para a mobilidade, proposto como uma forma de menorizar o problema da poluição, congestionamento e custo dos elétricos.

A ideia do Ami nasceu do concept com nome Ami-One apresentado no ano passado, a propósito das comemorações do centenário da marca francesa, preparando-se para as estradas em tempo recorde: cerca de um ano apenas. O Ami será lançado em junho no mercado europeu, sendo assumido por Vincent Cobée, o CEO da Citroën, como um dispositivo de nova geração para a mobilidade elétrica, com um custo acessível de 6900 euros em França (havendo ainda um bónus de 900€ em França).

Além disso, pode ser conduzido sem carta, sendo um quadriciclo elétrico com velocidade limitada a 45 km/h, havendo ainda a possibilidade de adquirir o veículo ou alugá-lo por via do carsharing gerido pela Free2Move, braço de serviços de mobilidade do Grupo PSA. Em França, o custo por minuto é de 0,26€ por minuto no serviço de partilha.

Copyright maison-vignaux @ Continental Productions

Sendo bastante compacto – mede 2,41 m de comprimento –, este modelo permite facilidade de estacionamento, com uma autonomia de 70 quilómetros, a partir de uma bateria de 5.5 kWh. O carregamento faz-se em tomadas domésticas, levando três horas a carregar a 220 V, mas poderá também ser carregado noutros pontos, menos nos rápidos.

Atendendo ao novo mundo da conectividade, o Ami oferece uma nova experiência de compra totalmente online, incluindo a configuração e a entrega. Essa pode também ser feita ao domicílio, com um especialista enviado pela marca a explicar o funcionamento do veículo ao comprador. Além da versão base, a marca irá oferecer ainda diversos elementos de personalização para que cada Ami seja único.

Por outro lado, o modelo de distribuição poderá beneficiar de acordos com outras companhias, sendo em França potenciado pela cadeia FNAC e em Espanha pela rede El Corte Ingles, em moldes ainda a delinear.

A sua chegada a Portugal está prevista para o mês de novembro, não havendo ainda definições muito concretas para o mercado luso. O modelo poderá estar nalguns concessionários em que faça sentido pelas características de mobilidade locais.

https://www.motor24.pt/motores/citroen-ami-mobilidade-urbana-sem-carta-partilhavel-e-100-eletrica/839872/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal

 Mergulha na fascinante história do Submarino Barracuda, agora aberto ao público em Almada! Descobre: Como era a vida a bordo deste submarino de guerra. Os segredos da navegação subaquática. Sistemas avançados de regeneração de oxigénio. 42 anos de missões e 800.000 milhas náuticas percorridas. Visita o Barracuda de terça a domingo, 10h-18h, perto de Lisboa, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas, Almada, às portas de Lisboa. Não percas esta oportunidade única de explorar o submarino mais antigo da NATO! Vê os meus outros passeios e viagens em  Wilson's discoveries   Se gostas de vistas aéreas para relaxar e conhecer, podes ver os meus voos de drone em  Relax in   Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal - YouTube

Portáteis de alta performance “low-cost”? Sim… Existem!

 Pode parecer estranho nos tempos que correm, mas existem mesmo portáteis de alta performance de marcas como a Tongfang (também vendida sob outras marcas como XMG, Eluktronics, Schenker, entre outras) capazes de oferecer especificações semelhantes ou até superiores a modelos da ASUS ROG, HP Omen, ou MSI a preços significativamente mais baixos. Porém, não pense que vai conseguir meter as mãos no mesmo exato produto. Existem compromissos quando opta por um portátil de uma marca com menos peso no mercado. Vale a pena investir num portátil de marca alternativa? portáteis de alta performance "low-cost"? sim... existem! A resposta depende do que procuras: Preço/Performance – Marcas como Tongfang conseguem oferecer mais hardware por menos dinheiro porque evitam grandes campanhas de marketing e não cobram pelo “prestígio” da marca. Assim, se quiseres um portátil com um processador topo de gama e uma RTX 4080 ou 4090 por menos dinheiro, pode ser uma solução. Personalização – Muitas de...