Avançar para o conteúdo principal

Não use o álcool etílico. Saiba como desinfetar o telemóvel, tablet e computador


Em fase de coronavírus, marcas como a Samsung e Apple deixam recomendações sobre como devem ser desinfetados os smartphones e outros equipamentos. Atenção: para fazer isto, tem de desligá-los antes.

Usar álcool isopropílico em vez do etílico, ter o equipamento desligado e não pôr água diretamente em cima dos aparelhos. Estas são algumas das recomendações dos fabricantes de produtos tecnológicos para desinfetar equipamentos. De forma rápida, explicamos como deve limpar o seu smartphone, tablet ou computador. Antes e depois, não se esqueça — como recomenda a DGS — lave as mãos.

De acordo com um comunicado da Apple, que é seguido no conteúdo por outras marcas, como a Samsung, há algumas recomendações que é preciso ter em conta antes de limpar um equipamento tecnológico. É importante que não use álcool etílico ou outro tipo de líquidos, porque podem danificar o dispositivo. Siga estes passos:

Ao limpar, deve utilizar-se um pano macio (como aqueles para óculos), ou seja, nada de toalhas ou papel absorventes;
Desligar o equipamento e desconectá-lo de qualquer cabo a que esteja ligado;
Quando começar a limpar, não deve esfregar em demasia nenhuma superfície para não danificar o aparelho;
Não usar sprays aerossol;
Nunca utilizar lixívia;
Não ter líquidos perto de si enquanto faz a desinfeção para evitar acidentes;
Tudo preparado? Comece por pôr um bocadinho de álcool isopropílico — este tipo de álcool encontra-se à venda offline e online em várias superfícies, como supermercados e farmácias ou empresas de equipamentos eletrónicos — e limpe as partes lisas mais sujas do equipamento. Se não tiver este tipo de álcool, as toalhitas desinfetantes feitas à base de álcool isopropílico podem ser uma solução, mas são mais difíceis de encontrar à venda.

Se estivermos a desinfetar um smartphone ou outro equipamento semelhante, tenha especial atenção à entrada do cabo para auriculares ou às colunas (se entrarem aí líquidos ou ficar humidade não é a bom para o aparelho). Evite que o produto entre para estes orifícios. Para facilitar, utilize apenas a ponta do pano para, com o dedo, limpar gentilmente.

Quanto ao ecrã dos equipamentos, basta o pano estar um pouco húmido e com o tal álcool já referido (não em demasia, basta um bocadinho) para limpar a sujidade e desinfetar.

Se a sua preocupação são as capas dos equipamentos, estas podem ser lavadas com água e sabão. Atenção, caso a capa seja em pele, esta pode mudar de cor ao limpar. E ainda outra recomendação: não se deve desinfetar ou limpar os equipamentos em demasia porque isso pode danificá-los.

No final de tudo, já sabe, lavar as mãos como é recomendado pela Direção-Geral da Saúde.

https://observador.pt/2020/03/16/nao-use-o-alcool-etilico-saiba-como-desinfetar-o-telemovel-tablet-e-computador/

Comentários

  1. Parabéns ao papá Wilson! Espero encontrarem-se de boa saúde! Se precisares de mais fontes de imprensa, visita o meu website e vai ao link Lembra-te. Encontras lá uma grande seleção de fontes de comunicação social. Abraços do teu colega do CECOA e continua com a tua dedicação à informação. De João

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...