Avançar para o conteúdo principal

Nevão alaranjado tomou conta da Europa de Leste

As montanhas nevadas de Sochi, no sul da Rússia, amanheceram na sexta-feira tingidas de amarelo na sequência de uma tempestade trazida por uma frente carregada de partículas de areia do deserto do Saara, no norte da África.

“A frente chegou do Mar Mediterrâneo, da ilha de Creta e do norte da África, onde ocorreram tempestades de areia. As partículas de pó condensaram-se na atmosfera e provocaram precipitações coloridas”, explicou aos jornalistas Andrei Bondar, chefe do Centro Meteorológico da região russa de Krasnodar.

As fotografias publicadas pelos meios de comunicação russos mostram esquiadores a deslizar por encostas de montanha que parecem dunas num deserto, conta o portal de notícias UOL.

Noutras regiões de altitude inferior, as precipitações caíram em forma de chuva vermelha, um fenómeno que também foi registado no sul da Ucrânia e na Moldávia.

Os meteorologistas russos emitiram uma mensagem para tranquilizar a população depois de muitas pessoas terem alertado as autoridades para a situação por temerem que a cor da neve pudesse ter alguma origem química, o que representaria um risco para a saúde.

https://www.instagram.com/p/BgqVkj8lhsm/

Na região ucraniana de Odessa, no litoral do Mar Negro, foi possível observar precipitações de neve cor de rosa, enquanto na Moldávia os cidadãos também relataram a ocorrência de neve amarela e cor de laranja.

“Os testes de laboratório revelaram uma mistura de partículas de areia nas amostras de neve, na qual não foram encontrados agentes químicos prejudiciais à saúde“, escreveu no Facebook o presodemte da cidade de Ismail, em Odessa, Andrei Abramchenko.

A névoa seca originada no norte da África como consequência das tempestades de areia nessa região afeta nestes dias várias regiões do Mediterrâneo, sobretudo a ilha grega de Creta, cujas autoridades advertiram para os perigos para a saúde de pessoas com doenças respiratórias.

De acordo com a BBC, que cita meteorologistas, este é um fenómeno bastante comum passível de ocorrer a cada cinco anos.

https://zap.aeiou.pt/nevao-alaranjado-europa-leste-196763

Comentários

Notícias mais vistas:

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...