Avançar para o conteúdo principal

10 mil anos a medir o tempo: Bezos anuncia construção de super-relógio subterrâneo

Jeff Bezos, o nome que está por trás da Amazon, anunciou esta terça-feira o início do processo de instalação de um enorme relógio subterrâneo, situado no Texas, com o qual procura medir a passagem do tempo durante os próximos 10 mil anos.

“Este é um relógio especial, projetado para se transformar num símbolo, um ícone para o pensamento a longo prazo”, escreveu Jeff Bezos no site do projeto. O objetivo do empreendedor é chamar a atenção para a necessidade de pensarmos, enquanto sociedade, no futuro da humanidade e do nosso planeta.

O relógio do dono da Amazon está situado no interior da cordilheira Sierra Diablo, a oeste do Texas, nos Estados Unidos, e tem como principal objetivo medir a passagem do tempo durante os próximos dez mil anos. O projeto irá custar 42 milhões de dólares.

@JeffBezos:
Installation has begun—500 ft tall, all mechanical, powered by day/night thermal cycles, synchronized at solar noon, a symbol for long-term thinking—the #10000YearClock is coming together thx to the genius of Danny Hillis, Zander Rose & the whole Clock team! Enjoy the video.

De acordo com a Exame, o relógio está a ser construído numa caverna, a 152 metros de profundidade, e mede 150 metros de altura. A obra de engenharia do CEO da Amazon irá funcionar graças aos ciclos térmicos da Terra.

O super-relógio está programado para soar uma vez por ano e os seus ponteiros irão girar totalmente apenas uma vez a cada século. Além disso, o cucu sairá do seu interior a cada milénio. A ideia original pertence a Daniel Hills, segundo a Alphr, que iniciou esta aventura em 1989 e é o responsável pelo design da versão atual.

Espera-se que seja possível visitar o 10.000 Year Clock, porém, como se encontra a várias distâncias do aeroporto mais próximo, faz com que esta iniciativa seja desafiante.

Ainda assim, há planos para que a montanha tenha também cinco “salas de aniversário” que irão representar o primeiro ano do projeto, os 10, os 100, os mil e os 10 mil do mesmo.

https://zap.aeiou.pt/10-mil-anos-a-medir-o-tempo-bezos-anuncia-construcao-de-super-relogio-subterraneo-192879

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di