Avançar para o conteúdo principal

10 mil anos a medir o tempo: Bezos anuncia construção de super-relógio subterrâneo

Jeff Bezos, o nome que está por trás da Amazon, anunciou esta terça-feira o início do processo de instalação de um enorme relógio subterrâneo, situado no Texas, com o qual procura medir a passagem do tempo durante os próximos 10 mil anos.

“Este é um relógio especial, projetado para se transformar num símbolo, um ícone para o pensamento a longo prazo”, escreveu Jeff Bezos no site do projeto. O objetivo do empreendedor é chamar a atenção para a necessidade de pensarmos, enquanto sociedade, no futuro da humanidade e do nosso planeta.

O relógio do dono da Amazon está situado no interior da cordilheira Sierra Diablo, a oeste do Texas, nos Estados Unidos, e tem como principal objetivo medir a passagem do tempo durante os próximos dez mil anos. O projeto irá custar 42 milhões de dólares.

@JeffBezos:
Installation has begun—500 ft tall, all mechanical, powered by day/night thermal cycles, synchronized at solar noon, a symbol for long-term thinking—the #10000YearClock is coming together thx to the genius of Danny Hillis, Zander Rose & the whole Clock team! Enjoy the video.

De acordo com a Exame, o relógio está a ser construído numa caverna, a 152 metros de profundidade, e mede 150 metros de altura. A obra de engenharia do CEO da Amazon irá funcionar graças aos ciclos térmicos da Terra.

O super-relógio está programado para soar uma vez por ano e os seus ponteiros irão girar totalmente apenas uma vez a cada século. Além disso, o cucu sairá do seu interior a cada milénio. A ideia original pertence a Daniel Hills, segundo a Alphr, que iniciou esta aventura em 1989 e é o responsável pelo design da versão atual.

Espera-se que seja possível visitar o 10.000 Year Clock, porém, como se encontra a várias distâncias do aeroporto mais próximo, faz com que esta iniciativa seja desafiante.

Ainda assim, há planos para que a montanha tenha também cinco “salas de aniversário” que irão representar o primeiro ano do projeto, os 10, os 100, os mil e os 10 mil do mesmo.

https://zap.aeiou.pt/10-mil-anos-a-medir-o-tempo-bezos-anuncia-construcao-de-super-relogio-subterraneo-192879

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...