Avançar para o conteúdo principal

Cientistas criam supermadeira mais forte e mais leve do que o aço

Engenheiros da Universidade de Maryland, nos EUA, desenvolveram um novo tipo de madeira que é 12 vezes mais forte e mais resistente do que a madeira normal. Esta “supermadeira” pode-se tornar no substituto natural e barato do aço.

Engenheiros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram um processo que torna a madeira muito mais densa do que aquilo a que estamos habituados no nosso dia-a-dia. O resultado final é uma supermadeira: mais forte, mais resistente e seis vezes mais leve do que o aço.

De acordo com o ScienceAlert, para chegar a este resultado inovador, a equipa ferveu a madeira numa mistura de sulfato de sódio e hidróxido de sódio para quebrar as ligações naturais das células da planta. Depois, aqueceram a madeira e comprimiram-na.

As ligações químicas resultantes deste processo tornam a madeira forte o suficiente para um dia poder ser usada em edifícios ou veículos. Todo o processo é muito barato, sendo esta uma opção promissora para a substituição de alguns metais.

“Esta nova técnica torna a madeira 12 vezes mais forte e 10 vezes mais dura do que a madeira natural”, afirma o engenheiro Liangbing Hu, da Universidade de Maryland.

“Este pode ser um ótimo substituto do aço ou, até, das ligas de titânio. É forte e resistente: uma combinação que raramente encontramos na natureza”, sustenta. É preciso 10 vezes mais energia para fraturar esta supermadeira. Em termos técnicos, tem 10 vezes mais tenacidade, que é a resistência à tensão mecânica.

Os testes à supermadeira incluíram disparar sobre ela projéteis semelhantes a balas de armas de fogo. O projétil passou direto através da madeira natural, mas ficou “preso” na madeira tratada, ou seja, ara além de super é uma madeira à prova de balas. Além disso, a madeira resiste à compressão, a riscos e protege, até, da humidade.

A supermadeira poderá também aliviar a pressão de cultivo e extração de madeiras mais duráveis. “Madeiras macias, como o pinho ou a balsa, que crescem rapidamente e são mais amigáveis com o meio ambiente, poderão substituir bosques mais lentos, mas mais densos, como a teca, em móveis ou edifícios” explica Hu.

O próximo passo da investigação é ampliar e acelerar o processo de produção desta nova madeira. “É particularmente interessante notar que o método é versátil para várias espécies de madeira e bastante fácil de implementar”, diz o cientista da engenharia Huajian Gao da Brown University, em Rhode Island, que não esteve envolvido no estudo.

O estudo, publicado esta semana na Nature, prova o potencial desta supermadeira para uma “ampla gama de aplicações, onde são desejadas fortes resistências, alta dureza e alta resistência balística”, conclui.

https://zap.aeiou.pt/cientistas-criam-supermadeira-forte-leve-do-aco-191211

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di