Avançar para o conteúdo principal

Geólogos preveem destruição total do Japão por supervulcão

Uma equipa de geólogos encontrou, junto ao litoral japonês, um supervulcão com cerca de 34 km³ de magma. Em caso de erupção, o vulcão poderia matar 100 milhões de pessoas.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, está a estudar a caldeira Kikai, uma cratera vulcânica cuja última erupção, que aconteceu há 7 mil anos, eliminou toda a civilização no sul do Japão.

No decurso da pesquisa, que foi publicada a semana passada na revista Scientific Reports, os investigadores descobriram que no interior do vulcão há uma cúpula com um raio de 10 quilómetros e uma altitude de 600 metros.

Além disso, depois de examinar a superfície do leito marítimo da local, os geólogos concluíram que o tamanho da cúpula está a aumentar.

No interior do Kikai há uma cúpula de magma com um raio de 10 quilómetros e uma altitude de 600 metros

Esta conjugação de factores poderá resultar num final fatal – uma poderosa erupção, que destruiria o Japão imediatamente e provocaria a seguir um tsunami capaz de alcançar a costa da China e todo o continente americano.

Segundo o autor principal do estudo, o geólogo Yoshiyuki Tatsumi, director do centro de pesquisa oceanográfica de Kobe, com a quantidade de magma que tem, a erupção da caldeira do Kikai lançaria para a atmosfera uma enorme quantidade de cinza, causando um “inverno vulcânico” capaz de afectar durante anos o clima da Terra.

“Apesar de a probabilidade de a gigantesca caldeira do Kikai entrar em erupção nos próximos 100 milhões de anos ser de apenas 1%, se tal acontecesse, no pior dos cenários estimamos que o número de mortes poderia ascender a 100 milhões”, explicou Tatsumi ao diário japonês The Mainichi.

Não deixa de ser preocupante que a quantidade de magma do Kikai esteja a aumentar, mas felizmente para todos nós, com uma probabilidade desta ordem de grandeza, mais depressa vemos o Japão ser destruído por um gigantesco monstro godziliano do que pela apocalíptica erupção do supervulcão.

https://zap.aeiou.pt/cenario-fatal-geologos-preveem-destruicao-total-do-japao-192006

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di