Avançar para o conteúdo principal

Limitadores automáticos de velocidade nos carros novos obrigatórios a partir de maio

O Conselho de Segurança nos Transportes vai atualizar os regulamentos obrigatórios já a partir do mês de maio. Uma das alterações no regulamento prevê que todos os veículos novos tenham limitadores automáticos de velocidade.

A União Europeia vai atualizar os regulamentos de segurança dos veículos a 2 de maio deste ano, de modo a reduzir as mortes de crianças na estrada.

A partir de maio, será obrigatório implementar, em todos os veículos novos, limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e até caixas negras capazes de registar todos os dados nos momentos anteriores ao acidente, avança o Correio da Manhã.

Estas medidas, que já estão disponíveis por opção nos modelos mais recentes dos principais fabricantes de automóveis e, por isso, serão apenas aplicadas aos veículos novos.

Para António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, esta atualização, que surge quase uma década após a última, poderá ser “importante para salvar vidas”.

“Mas a real mudança só virá quando essas tecnologias forem instaladas em todos os carros como padrão e não como um extra opcional em alguns veículos”, garante o diretor-executivo do ETSC.

Outra das propostas da União Europeia passa por mudar o limite de velocidade dentro das zonas urbanas para 30 quilómetros por hora. Apesar de a maioria dos países ter como limite de velocidade urbano os 50 quilómetros por hora, Portugal já impôes o limite de 30 em alguns centros urbanos.

https://zap.aeiou.pt/europa-limita-velocidade-carros-193526

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Governo altera regras de ISV para híbridos plug-in

  Híbridos plug-in vão continuar a pagar menos ISV, mas o Governo alterou as regras para evitar agravamento fiscal. Saiba o que está em causa. Atualmente, os  híbridos  plug-in  (que ligam à tomada) têm uma redução de 75% no ISV (Imposto Sobre Veículos), caso tenham uma autonomia mínima elétrica de 50 km e emissões de dióxido de carbono oficiais inferiores a 50 g/km. A partir de 2026, o Governo mantém a redução de 75% do ISV, mas vai aumentar o limite de 50 g/km de CO 2  para 80 g/km, de acordo com o que foi divulgado pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao  Expresso . © Volvo A razão para elevar o limite mínimo de emissões deve-se à entrada em vigor, a partir de janeiro de 2026, da norma Euro 6e-bis. Entre várias alterações, a norma vai alterar também a forma como são certificados os consumos e emissões dos híbridos  plug-in , refletindo melhor o uso real destes veículos. Resultado? A maioria dos valores de CO 2  homologados vão subir. Ca...