O Conselho de Segurança nos Transportes vai atualizar os regulamentos obrigatórios já a partir do mês de maio. Uma das alterações no regulamento prevê que todos os veículos novos tenham limitadores automáticos de velocidade.
A União Europeia vai atualizar os regulamentos de segurança dos veículos a 2 de maio deste ano, de modo a reduzir as mortes de crianças na estrada.
A partir de maio, será obrigatório implementar, em todos os veículos novos, limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e até caixas negras capazes de registar todos os dados nos momentos anteriores ao acidente, avança o Correio da Manhã.
Estas medidas, que já estão disponíveis por opção nos modelos mais recentes dos principais fabricantes de automóveis e, por isso, serão apenas aplicadas aos veículos novos.
Para António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, esta atualização, que surge quase uma década após a última, poderá ser “importante para salvar vidas”.
“Mas a real mudança só virá quando essas tecnologias forem instaladas em todos os carros como padrão e não como um extra opcional em alguns veículos”, garante o diretor-executivo do ETSC.
Outra das propostas da União Europeia passa por mudar o limite de velocidade dentro das zonas urbanas para 30 quilómetros por hora. Apesar de a maioria dos países ter como limite de velocidade urbano os 50 quilómetros por hora, Portugal já impôes o limite de 30 em alguns centros urbanos.
https://zap.aeiou.pt/europa-limita-velocidade-carros-193526
A União Europeia vai atualizar os regulamentos de segurança dos veículos a 2 de maio deste ano, de modo a reduzir as mortes de crianças na estrada.
A partir de maio, será obrigatório implementar, em todos os veículos novos, limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e até caixas negras capazes de registar todos os dados nos momentos anteriores ao acidente, avança o Correio da Manhã.
Estas medidas, que já estão disponíveis por opção nos modelos mais recentes dos principais fabricantes de automóveis e, por isso, serão apenas aplicadas aos veículos novos.
Para António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, esta atualização, que surge quase uma década após a última, poderá ser “importante para salvar vidas”.
“Mas a real mudança só virá quando essas tecnologias forem instaladas em todos os carros como padrão e não como um extra opcional em alguns veículos”, garante o diretor-executivo do ETSC.
Outra das propostas da União Europeia passa por mudar o limite de velocidade dentro das zonas urbanas para 30 quilómetros por hora. Apesar de a maioria dos países ter como limite de velocidade urbano os 50 quilómetros por hora, Portugal já impôes o limite de 30 em alguns centros urbanos.
https://zap.aeiou.pt/europa-limita-velocidade-carros-193526
Comentários
Enviar um comentário