Avançar para o conteúdo principal

Fármaco promete matar vírus da gripe em 24 horas

Uma empresa farmacêutica garante ter criado um fármaco que pode acabar com o vírus da gripe em 24 horas e pode, também, reduzir o poder de contágio da doença.

O fármaco já foi testado com sucesso em 1.436 pacientes e encontra-se, neste momento, nas fases finais de testes. A Shionogi, empresa farmacêutica japonesa responsável pelo fármaco, garante ainda que uma dose é o necessário para acabar com a gripe em apenas um dia.

Segundo o The Wall Street Journal, a Shionogi está a estudar e a desenvolver este fármaco há já dez anos. Isao Teshirogi, presidente executivo, afirma que o fármaco em questão “bloqueia o vírus da gripe com uma única dose“.

O fármaco Baloxavir Marboxil inibe uma enzima de restrição, essencial para que os vírus sintetizem proteínas a partir do próprio material genético. Com este bloqueio, o fármaco evita que o vírus se espalhe e, além disso, limita a sua capacidade de induzir os sintomas de gripe nas nossas células.


Durante um ensaio clínico, realizado no ano passado, o composto demorou pouco mais de 24 horas a erradicar o vírus da gripe em adultos sem qualquer outro tipo de doenças. Em contraste, os pacientes que tomaram um dos fármacos mais comuns (Tamiflu, por exemplo), demoraram 72 horas a erradicá-lo.

A empresa farmacêutica afirma ainda que o Baloxavir Marboxil proporciona um alívio mais rápido dos sintomas da gripe e que pode tornar o vírus menos contagioso.

Além disso, os testes mostraram que este comprimido pode causar menos efeitos secundários do que outros existentes no mercado para o mesmo efeito. Apesar disso, há um senão: o estudo exclui pacientes com alto risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe, pelo que não se sabe o efeito do fármaco em casos mais severos.

A empresa espera agora que o medicamento seja aprovado formalmente pela entidade reguladora do uso de medicamentos do Japão já no próximo mês, o que significa que o fármaco pode estar à venda em maio. A disponibilidade do fármaco noutros países depende das suas entidades reguladoras.

https://zap.aeiou.pt/farmaco-promete-matar-virus-da-gripe-24-horas-191985

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di