Avançar para o conteúdo principal

“Nanogotas” reparadoras de córneas vão substituir os óculos

Aqui está uma boa notícia para todos os míopes: um novo colírio pode melhorar a visão de quem tem miopia e hipermetropia e em breve substituir os óculos. Até agora, porém, o produto só foi testado nas córneas de porcos.

O colírio foi desenvolvido por cientistas da Universidade Bar-Ilan e do Centro Médico Shaare Zedek, em Israel, e promete ser uma nova forma de corrigir problemas de refração da luz na córnea, com a ajuda da nanotecnologia.

O investigador David Smadja, do Centro Médico Shaare Zedek, afirma que as gotas oftálmicas “têm o potencial de ajudar ainda noutros problemas na córnea”, e até substituir lentes progressivas, permitindo que as pessoas que dependem desse tipo de lente possam focalizar objetos a diferentes distâncias.

A nanotecnologia funciona da seguinte forma: os pacientes usariam uma aplicação no telemóvel que mediria a refração dos olhos e criava depois um padrão de laser. Esse padrão seria “estampado” na superfície da córnea.

O cientista não revelou durante quanto tempo esse colírio teria que ser aplicado para corrigir a córnea de uma pessoa ao ponto de tornar os óculos ou lentes desnecessários.

Antes que o colírio possa passar para a próxima fase de testes e ser usado em humanos, é necessário resolver alguns problemas. Um deles é determinar com segurança se os componentes do colírio não são tóxicos para os humanos. O outro é determinar a quantidade necessária que deve ser aplicada para que faça alguma diferença.


Os cientistas acreditam que até ao final de 2018 os testes em humanos já serão possíveis.

Caso este tratamento seja aprovado, poderá mudar a vida de muitas pessoas, já que a estimativa da Academia Americana de Oftalmologia é que metade da população global terá miopia em 2050.

Um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de casos no mundo é o uso intenso de computadores e outras tecnologias. Outro fator é a vida na cidade, que faz com que a maioria das pessoas passe o dia dentro de salas pequenas e não utilize a visão ao longe.

Quem vive num ambiente urbano tem mais do dobro das probabilidades de desenvolver o problema.

https://zap.aeiou.pt/nanogotas-reparadoras-substituir-oculos-193585

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di