Avançar para o conteúdo principal

Estado compra mais 5,3% da REN em negócio com a Fidelidade e fica com 19%


A REN tem Rodrigo Costa como presidente executivo. Foto: Miguel Manso


 Depois de ter fechado acordo para comprar 13,7% da REN em Agosto, a gestora de participações do Estado Parpública compra mais 5% e fica mais perto dos chineses da State Grid.


O regresso do Estado ao grupo de accionistas da REN - Redes Energéticas nacionais, 12 anos volvidos da privatização total da companhia, prepara-se para ser com uma participação maior do que os 13,7% que já adquiriu este ano.


Em comunicado divulgado ao mercado no final da tarde desta sexta-feira, a REN veio anunciar que a Parpública — a sociedade que gere as participações empresariais do Estado — adquiriu outros 5,32% do capital da empresa energética. O vendedor é o grupo segurador Fidelidade, que, detido pela chinesa Fosun, era actualmente o terceiro maior accionista. O valor do negócio agora conhecido não é mencionado.


Com este novo acordo, e juntando aos 13,7% da REN já nas mãos do Estado, por 389,3 milhões, a participação pública passará para os 19%, ficando agora a um ponto percentual dos 20% inicialmente pretendidos. Se nada mudar face à distribuição actual do capital social da REN — por aumento ou redução do mesmo, por exemplo — o Estado reforça a sua posição de segundo maior accionista da gestora da rede eléctrica e fica mais próximo do maior accionista. A sociedade chinesa State Grid Corporation of China detém actualmente 25% do capital da REN.


Segundo uma nota enviada às redacções após o comunicado da REN ter sido divulgado, o Ministério das Finanças veio dizer que, "nesta fase, o Governo entende que o objectivo de participação na REN encontra-se concluído", recordando que tinha mandatado "a Parpública para proceder à aquisição de até 20% do capital" da empresa.


"A operação decorreu nos termos previstos na lei e, à semelhança da anterior, a sua concretização fica dependente da emissão do visto prévio do Tribunal de Contas ao respectivo contrato de compra e venda de acções, momento para o qual se remetem mais detalhes da operação", conclui o Governo.


A Fidelidade era até aqui o terceiro maior accionista, e, caso o negócio se concretize, há uma maior concentração de capital na REN. Além da State Grid e da Parpública ficam apenas mais dois accionistas de referência, a Redeia Corporación e a Corporatión Masaveu, ambos com 5%. O resto do capital está disperso.


No passado dia 22 de Setembro, as Finanças justificaram formalmente a entrada na REN, cotada em bolsa, com o facto de, na União Europeia, “apenas Portugal não tinha o Estado como accionista da empresa que gere a Rede Eléctrica Nacional”. Dos 27 Estados-membros da UE, “14 detêm 100% da respectiva empresa, oito detêm mais de 50% do capital e três detêm uma participação superior a 20%, mas inferior a 50%”, justificou.


“As mudanças geopolíticas e a cada vez maior importância da energia, e da electricidade em particular, sobretudo no esforço de electrificação da economia e na atracção de investimento em Inteligência Artificial e centros de dados, justificam também a decisão, que se insere numa tendência mundial de maior presença dos governos em áreas estratégicas”, acrescentou o executivo.


O Estado saiu da REN em 2014, pela mão do executivo PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho, quando os 11% que o Estado ainda detinha via Parpública e CGD foram alienados.


A REN é a empresa que transporta o gás e a electricidade em muito alta tensão, assegurando também a gestão técnica global do sistema eléctrico e do sistema de gás, assim como “a recepção, o armazenamento e a regaseificação de gás natural liquefeito e o armazenamento subterrâneo de gás natural” em Portugal.


Isabel Aveiro e Luís Villalobos

Estado compra mais 5,3% da REN em negócio com a Fidelidade e fica com 19% | Energia | PÚBLICO


Comentários

Notícias mais vistas:

Rendas congeladas “desesperam” proprietários e inquilinos apontam despejos como medida “oportunista”

Foto: Rodolfo Alexandre Reis  Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários diz que as propostas do Governo sobre o descongelamento das rendas são “minúsculas” e que mesmo em relação ao despejos “falta muito por esclarecer”. Já António Machado, líder da Associação de Inquilinos Lisbonenses considera que aumentar a liberalização dos contratos significa que “a parte mais fraca ainda fica mais fraca”. Concordam em discordar. É desta forma que os proprietários e inquilinos olham para o conjunto de medidas apresentadas pelo Governo sobre o novo regime do arrendamento urbano (NRAU). No lado da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), o presidente Luís Menezes Leitão, lamenta que o congelamento das rendas antigas a 1990, um dos principais cavalos de batalha da ALP se mantenha praticamente inalterado. “As alterações são minúsculas e só têm significado relativamente a inquilinos que ganhem acima de cinco salários mínimos mensais e mesmo assim estabelece a fi...

Quimioterapia com "efeitos secundários mínimos". A descoberta na luta contra o cancro que tem a mão de duas portuguesas

 Diana Fernandes e Fernanda Andrade integram a equipa de investigadores que desenvolveu um hidrogel injetável que pode estar perto de revolucionar a quimioterapia como hoje a conhecemos. Quiseram "humanizar" o tratamento e tornar "mínimos" os seus efeitos secundários. Os tumores sólidos são os alvos do tratamento, como cancro do ovário, cérebro, mama ou pâncreas É macio, injetável, biodegradável e feito com compostos naturais. São as principais características do novo hidrogel desenvolvido por investigadores do Instituto de Investigação Vall d’Hebron (VHIR) que pode simbolizar um verdadeiro ponto de viragem na luta contra o cancro. Composta por celulose e quisotano, esta formulação local funciona como um “sistema de depósito” que vai libertando o fármaco da quimioterapia “pouco a pouco, durante um longo período de tempo”, com precisão junto da zona do tumor. É o que explica à CNN Portugal a principal investigadora do projeto, Diana Fernandes, 39 anos, doutorada em T...

Cascais terá a primeira linha de comboio a ser concessionada a privados. O que muda e como a Câmara quer intervir

 O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou que Cascais será a primeira linha de comboios a ser concessionada a privados. A intenção é antiga, mas as condições ainda não são conhecidas. O presidente da câmara, Nuno Piteira Lopes, quer ter “uma palavra ativa” no negócio. A intenção de concessionar a privados a rede de Comboios Urbanos de Lisboa — formada pelas linhas de Sintra, Azambuja, Cascais e Sado, num total de 67 estações — foi anunciada há mais de um ano e está prevista na lei desde 2009, mas, este fim de semana, o primeiro- ministro revelou no 43.º Congresso do PSD, na Anadia, que o primeiro acordo será relativo a Cascais. O presidente da câmara, Nuno Piteira Lopes, considera que “a medida anunciada hoje vai ao encontro de uma visão que tem defendido para Cascais: aproximar a gestão da linha dos utilizadores do concelho”. Embora nada se saiba em relação aos termos da concessão, em setembro do ano passado o autarca estabeleceu como objetivo estratégico do município a grat...