A expansão das energias renováveis está a criar um novo mercado em torno do armazenamento de eletricidade, com as grandes baterias a assumirem um papel cada vez mais estratégico no sistema energético europeu.
Itália lidera a corrida ao “ouro” das baterias na Europa e cria novo mercado energético
A expansão das energias renováveis está a criar um novo mercado em torno do armazenamento de eletricidade, com as grandes baterias a assumirem um papel cada vez mais estratégico no sistema energético europeu. Itália está no centro desta corrida, com pedidos de ligação à rede para sistemas de armazenamento que atingiam 300 GW no final de 2025, embora apenas uma pequena parte dos projetos tivesse autorização para avançar.
Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›
O fenómeno resulta de um dos paradoxos provocados pelo crescimento da energia solar e eólica. Embora as famílias continuem a enfrentar faturas de eletricidade elevadas, no mercado grossista existem momentos em que alguns operadores chegam a ser pagos para consumir energia. Isto acontece porque o sol e o vento produzem eletricidade quando as condições meteorológicas o permitem e não necessariamente quando a rede precisa dela.
Quando existe produção renovável em excesso, os preços grossistas podem mesmo tornar-se negativos. É neste contexto que entram os sistemas de armazenamento de energia em baterias, conhecidos como BESS (Battery Energy Storage Systems). Estas grandes instalações conseguem absorver eletricidade quando existe excesso de produção e devolvê-la à rede quando a procura aumenta ou a produção renovável diminui.
A importância crescente destas infraestruturas está a desencadear uma verdadeira corrida ao armazenamento de energia, com empresas, investidores e promotores a disputarem terrenos, capacidade de ligação à rede e projetos autorizados.
Itália tem pedidos de ligação para 300 GW de armazenamento
No final de 2025, os pedidos apresentados à Terna para ligação de sistemas de armazenamento em redes de alta e muito alta tensão em Itália atingiam 300 GW.
O número, contudo, não corresponde à capacidade de baterias que esteja prestes a entrar em funcionamento. Apenas 56 GW tinham recebido autorização para avançar, enquanto somente 6,8 GW estavam preparados para iniciar a construção.
Os sistemas de armazenamento que já estavam instalados em Itália representavam 7,4 GW de potência e 17,9 GWh de capacidade. Segundo as estimativas da Terna, o país necessitará de aproximadamente 72 GWh de armazenamento até 2030, sendo esperado que a necessidade aumente ainda mais nos cenários projetados para 2040.
Os 300 GW de pedidos representam, por isso, uma espécie de reserva antecipada sobre o futuro sistema elétrico italiano. Muitos dos projetos ainda estão longe de se transformar em instalações físicas, mas já ocupam espaço no processo de planeamento das ligações à rede.
A dimensão desta corrida foi também destacada por Ursula von der Leyen no discurso sobre o Estado da União, a 16 de setembro. A presidente da Comissão Europeia recordou que a Europa instalou mais de 80 GW de nova capacidade renovável em 2025, mas que existe uma capacidade seis vezes superior ainda à espera de ligação à rede.
“Temos de investir mais depressa… acelerar as ligações à rede… desenvolver o armazenamento”, afirmou.
Alemanha apresenta uma corrida ainda maior
A Alemanha está a viver uma dinâmica semelhante, mas numa escala ainda superior.
Só em 2025, os operadores da rede alemã receberam 18.158 pedidos para grandes sistemas de armazenamento, correspondentes a uma capacidade total de 573,5 GW.
As propostas de ligação emitidas abrangiam 54,2 GW, enquanto as instalações efetivamente em funcionamento em níveis de média tensão ou superiores representavam apenas 3,6 GW.
A Bundesnetzagentur, entidade reguladora alemã, alerta, contudo, para uma particularidade importante: alguns dos pedidos são duplicados. Um mesmo promotor pode apresentar o mesmo projeto em diferentes pontos da rede e decidir apenas posteriormente qual será o local efetivamente escolhido para a construção.
Na prática, antes de as próprias baterias serem compradas, aquilo que está a ser negociado são opções sobre futuros projetos e sobre a capacidade de ligação à rede.
O financiamento começa a transformar as baterias numa classe de ativos
A evolução da empresa alemã Kyon Energy mostra como o financiamento do setor se transformou rapidamente.
Em janeiro de 2024, a TotalEnergies comprou a empresa aos seus três fundadores por 90 milhões de euros pagos inicialmente, aos quais acresceram outros pagamentos dependentes do cumprimento de determinadas condições. Na altura, a Kyon já tinha desenvolvido 770 MW e possuía uma carteira adicional de projetos de 2 GW.
Naquele momento, financiar grandes baterias continuava a ser difícil. O cofundador Philipp Merk explicou então que a Kyon começaria por construir os projetos com capital próprio e procuraria financiamento bancário apenas depois de os sistemas entrarem em funcionamento.
Dois anos depois, o cenário era diferente.
Em 2026, a TotalEnergies vendeu à Allianz Global Investors uma participação de 50% em 11 projetos da Kyon, correspondentes a 789 MW e 1.628 MWh. Em julho, foi anunciado um financiamento de projeto de cerca de 440 milhões de euros, subscrito por dez instituições financeiras.
Os chamados acordos estruturados de tolling, que na prática permitem disponibilizar a capacidade das baterias mediante contratos, garantem uma parte das receitas contratadas e tornam os fluxos financeiros mais previsíveis.
O armazenamento de energia começa, assim, a ser encarado não apenas como infraestrutura necessária para o sistema elétrico, mas também como uma classe de ativos suscetível de atrair financiamento institucional.
O valor de um projeto pode surgir antes da construção
A lógica financeira do novo mercado é explicada por Stefano Endrizzi, parceiro da MergersCorp, que trabalha em operações de financiamento extraordinário, incluindo no setor das energias renováveis.
Segundo Endrizzi, muito poucos operadores têm capacidade financeira para construir efetivamente estas instalações. “Quantos intervenientes têm capacidade financeira para construir? Muito poucos, talvez um em cinquenta”, afirma.
Ao mesmo tempo, muitos promotores conseguem garantir um terreno e desenvolver um projeto “inteiramente no papel”. É precisamente nessa fase que pode começar a ser criado valor.
“É uma arbitragem importante: compra-se quando custa menos e vende-se quando o preço sobe. Sem colocar um único prego, desenvolve-se tudo no papel e gera-se valor”, explica Endrizzi.
Esta lógica ajuda a explicar o interesse de grandes fundos de investimento e de empresas do setor energético, de engenharia e construção, incluindo os chamados EPC contractors. Em vez de iniciarem um projeto do zero, estas entidades podem adquirir projetos já autorizados e avançar diretamente para a fase de desenvolvimento.
Desta forma, conseguem poupar tempo e evitar parte da complexidade associada aos processos de licenciamento e à burocracia.
Primeira leilão italiano de baterias recebeu mais de quatro vezes a capacidade disponível
A crescente competição pelo armazenamento já se refletiu no primeiro leilão MACSE realizado em Itália, em setembro de 2025.
A Terna atribuiu 10 GWh de capacidade, integralmente destinada a baterias de iões de lítio. As propostas apresentadas ultrapassaram em mais de quatro vezes o volume colocado a concurso.
A forte concorrência teve impacto no preço. O valor médio ponderado caiu para 12.959 euros por MWh por ano, face a um prémio de reserva de 37 mil euros. A redução foi de aproximadamente 65%.
Ao mesmo tempo, o capital continua a entrar no setor. A Modo Energy contabilizou 82 operações de BESS na Europa em 2025, contra 25 no ano anterior.
O valor divulgado dessas operações atingiu 8,6 mil milhões de euros. A dívida reportada aumentou de 1,4 para 6,1 mil milhões de euros, enquanto o financiamento de projetos representou metade de todas as transações.
Bruxelas quer travar os projetos que ocupam capacidade sem avançar
A corrida ao armazenamento e às ligações à rede trouxe também um novo problema: a existência de projetos que ocupam capacidade sem chegar efetivamente à construção.
A Comissão Europeia reconheceu explicitamente esta questão nas orientações sobre ligações à rede publicadas em dezembro de 2025. O documento identifica os pedidos especulativos e os projetos que não avançam como uma das causas para a acumulação de processos e para o aumento das filas de espera.
Bruxelas aponta situações como a reserva de capacidade da rede, a apresentação de vários pedidos para o mesmo projeto e casos em que uma ligação é bloqueada com o objetivo de posteriormente vender os direitos associados.
Entre as soluções propostas estão critérios relacionados com o grau de maturidade dos projetos, prazos para avançar, penalizações e depósitos financeiros que possam ser perdidos caso o investimento não seja concretizado.
Itália começa a combater a saturação virtual da rede
Itália começou entretanto a alterar as regras para responder a este problema.
O chamado decreto Bollette, aprovado em fevereiro de 2026, introduziu uma reforma destinada a combater a denominada “saturação virtual” da rede. A partir deste modelo, a capacidade deverá ser definitivamente atribuída a projetos autorizados, enquanto algumas ligações obtidas por projetos que ainda não atingiram um nível suficiente de maturidade poderão caducar.
O decreto de aplicação do Ministério do Ambiente e da Segurança Energética (MASE) foi assinado a 8 de setembro. Falta ainda o último passo regulamentar, que deverá ser dado pela ARERA.
A alteração representa um paradoxo no processo de transição energética. Durante anos, a União Europeia e os governos nacionais procuraram acelerar os procedimentos necessários à instalação de energias renováveis e infraestruturas associadas. Agora, perante o congestionamento dos sistemas, tornou-se igualmente necessário selecionar com maior rigor os projetos que podem ocupar a capacidade disponível.
A diretiva RED III estabeleceu prazos mais curtos para vários processos de licenciamento e criou vias aceleradas para projetos de energias renováveis e para sistemas de armazenamento associados a instalações de produção. Em Itália, os procedimentos aplicáveis aos sistemas BESS autónomos também foram progressivamente simplificados.
Simplificar os processos não elimina a burocracia
Apesar das simplificações, desenvolver um projeto de armazenamento continua a exigir um volume significativo de trabalho.
“É uma quantidade enorme de trabalho”, afirma Endrizzi. “Mesmo para apenas 4 ou 5 megawatts, estamos a falar de milhares de documentos.”
Ainda assim, os custos necessários para desenvolver um projeto continuam a representar apenas uma fração do investimento necessário para construir a instalação propriamente dita.
Essa diferença é importante porque significa que um projeto autorizado pode adquirir valor próprio e ser vendido antes de a construção começar.
É também aqui que surge outro paradoxo. Para eliminar projetos especulativos das filas de ligação, as autoridades podem exigir garantias financeiras mais elevadas e provas de que os projetos atingiram um determinado nível de maturidade.
Essas exigências podem, contudo, dificultar a capacidade de pequenos promotores para manter uma posição durante anos enquanto aguardam licenças e ligações.
Empresas de energia, fundos de investimento e grandes grupos dispõem, por outro lado, de capital suficiente para suportar períodos de espera mais prolongados.
A tentativa de combater a especulação pode, assim, contribuir também para uma maior concentração do mercado.
Terrenos para energia renovável e centros de dados entram na mesma corrida
A disputa pelo novo mercado energético acaba por chegar ao território.
Instalações solares, projetos agrivoltaicos, parques eólicos e sistemas BESS competem pelos mesmos terrenos e pelas mesmas possibilidades de ligação à rede. Ao mesmo tempo, os centros de dados estão a aumentar rapidamente a procura potencial de eletricidade.
Os preços dos terrenos agrícolas refletem já parte desta transformação.
O CREA estima que o valor médio das terras agrícolas em Itália tenha atingido cerca de 22.400 euros por hectare em 2024 e destaca o impacto das instalações de energias renováveis sobre os preços. Em alguns casos, são registadas propostas para instalações fotovoltaicas de aproximadamente 60 mil euros por hectare.
A experiência de Endrizzi aponta para diferenças ainda maiores em determinadas zonas. Segundo o especialista, terrenos agrícolas no norte de Itália que poderiam valer entre 15 mil e 25 mil euros por hectare podem atingir preços pedidos de aproximadamente 90 mil a 100 mil euros quando passam a ser considerados atrativos para projetos energéticos.
O valor da terra começa, assim, a depender de algo que vai muito além da sua utilização agrícola.
No novo mercado energético, passa também a contar a quantidade de eletricidade que pode circular através de determinado local e a possibilidade de garantir hoje uma posição num sistema elétrico que deverá depender cada vez mais da produção renovável e da capacidade de armazenamento.
A corrida às baterias BESS não se resume, por isso, à construção de grandes instalações. Envolve também direitos de ligação à rede, terrenos, licenças, financiamento e projetos ainda no papel. À medida que a produção solar e eólica aumenta e a rede procura formas de absorver os seus picos de produção, a capacidade de armazenar eletricidade transforma-se num ativo cada vez mais valioso.
Itália lidera a corrida ao "ouro" das baterias na Europa e cria novo mercado energético

Comentários
Enviar um comentário