Avançar para o conteúdo principal

Galp já tem preços para o carregamento dos veículos elétricos: prepare-se para fazer muitas contas de cabeça

100Km percorridos num carro a gasóleo custa cerca de 7€ (apenas de gasóleo) ou 10€ se for a gasolina, num carro eléctrico ao carregar num PCR (Posto de Carregamento Rápido) vai custar entre 3€ e 10 € dependendo do local e da hora. (contas do Wilson).

A Galp foi o primeiro comercializador de energia a revelar a tabela de preços que vai praticar para carregamento na rede Mobi.e. Para, por exemplo, um Nissan LEAF, com consumo médio de 15 kWh/100 km, o custo vai variar entre cerca de 3 a quase 10 euros aos 100 km. Tudo depende do posto e do horário escolhidos para fazer o carregamento.

Hoje é dia agendado para os operadores começarem a anunciar os valores que vão ser cobrados nos Postos de Carregamento Rápido (PCR) a partir de 1 de novembro – ainda não há data indicada para início da cobrança nos postos de carregamento normal (PCN). Como já se sabia, não é propriamente fácil fazer as contas. Além das diversas parcelas, há ainda que contar com grandes variações de valor de acordo com a hora e dia e com o posto de carregamento escolhido.

Num ficheiro PDF apresentado no site galpeletric.pt são indicadas as tarifas a praticar pela Galp Eletric e é anunciado um desconto de 20% para adesões ao cartão GalpEletric até 31 de dezembro de 2018. Recorde-se que a rede Mobi.e prevê a interoperabilidade entre postos de carregamento e cartões. Ou seja, o utilizador tem liberdade para usar qualquer cartão e respetivo contrato associado em qualquer posto da rede.

Os preços variam entre 15,75 a 23,77 cêntimos por kWh em função da escolha da tarifa (bi-horária ou tri-horária). Valor que, segundo a informação presente no documento, «incluem as tarifas de acesso à rede de mobilidade elétrica em vigor aprovadas pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos assim como os respetivos descontos definidos pela Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica».

De acordo com informação divulgada anteriormente, o valor total a pagar, que será faturado num único documento emitido pelo comercializador de energia contratado, resultará da soma de sete parcelas. A informação disponibilizada pela Galp indica incluir duas dessas parcelas: tarifa de consumo de energia e taxa de acesso à rede. O que significa que, aos valore referidos, deverá ser necessário somar a tarifa de ativação do posto, a tarifa de utilização do posto, a taxa referente ao Imposto Especial de Consumo (IEC, fixado é €0,001 por kWh), a taxa de gestão da rede Mobi.e (não cobrada nesta fase inicial) e, é claro, o IVA (23%).

Além do já mencionado desconto de 20% sobre as tarifas até ao final do ano (novembro e dezembro), a Galp Electric indicou outras duas promoções, destacando-se a oferta da energia (não considera dos custos de operações dos postos) até 30 de abril para utilizadores que têm a Galp como fornecedora de energia em casa. Neste caso, a operadora oferece ainda um desconto de 20% na tarifa quando a carregar o veículo em casa durante o período nocturno (vazio) para clientes que contratalizarem o Plano Casa Mobilidade Elétrica. Quem usar o cartão da Galp terá ainda desconto de 6 cênt/litro em combustível Evologic para veículos híbridos plug-in (PHEV), menu Snack exclusivo nas Lojas Tangerina dos Postos Galp aderentes, oferta de caderneta de lavagens automáticas nos postos Galp aderentes e Pack Car Care Galp “Leve 3 pague 2” nas lojas Tangerina aderentes.

Clique aqui para aceder ao ficheiro com o tarifário da Galp Eletric.
https://galpelectric.pt/pdfs/Tarifario%20GalpElectric.pdf


Atualização: o custo de operação dos postos de carregamento rápido
A Mobi.e publicou os valores a cobrar pelos diversos postos de carregamento rápido, o que permite calcular o valor total do carregamento. Por exemplo, para os valores indicados pela Galp, entre 15,75 a 23,77 cêntimos por kWh, e para um carregamento feito no Posto de Carregamento Rápido da Área de Serviço Oeiras (Sentido Cascais/Lisboa), um consumo de 30 kWh vai ter um custo entre cerca de 9 a 12 euros. Para, por exemplo, um carro com consumo de 15 kWh/100 km, este valor resulta num custo entre 4,5 a 6 euros aos 100 km.

Os valores a cobrar pelos operadores dos postos de carregamento rápido é muito variável. Há postos onde não é cobrado qualquer valor, como é o caso dos PCRs operados pela Prio.e (Coimbra, Lisboa, Porto e Sintra) e nos postos situados no parque de estacionamento Francisco de Holanda em Guimarães (rede piloto) e na Rua de São Paulo em Loulé (CME). Nestes postos, segundo o tarifário da Galp, o custo por 100 km indicados para o exemplo acima (15 kWh/100 km) variará, aproximadamente, entre €3 a €5.

No extremo oposto estão os postos da Galp, os mais caros de utilizar segundo a informação da Mobi.e: custo de ativação (por carregamento) de cerca de 50 cêntimos e de utilização de 16,2 cêntimos por kWh. Há ainda outros postos onde a taxa de utilização é faturada por tempo, entre 4,2 a 15 cêntimos por minuto. Uma opção que vai penalizar carros com potência de carregamento mais baixas e beneficiar carros com potências de carregamento mais altas. Nos Postos de Carregamento Rápido atualmente instalados em Portugal, a potência máxima é de 50 kW.

Mais barato que o gasóleo?
Considerando estes valores, tudo indica que o consumo dos veículos elétricos quando carregados em Postos de Carregamento Rápido da rede Mobi.e vai ser mais económico que o consumo de veículos de combustão equivalentes. Por exemplo, para um carro a gasóleo com consumo de 5 litros aos 100 km, o custo para percorrer esta distância é superior a €7.

Recorde-se que os utilizadores de veículos elétricos vão continuar a poder usar os Postos de Carregamento Normal gratuitamente e carregar em casa ou no trabalho com custos de acordo com o contrato que têm com o fornecedor de energia - muitas vezes abaixo dos 20 cêntimos por kWh.

http://exameinformatica.sapo.pt/mobilidade_inteligente/2018-10-15-Galp-ja-tem-precos-para-o-carregamento-dos-veiculos-eletricos-prepare-se-para-fazer-muitas-contas-de-cabeca

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...