Avançar para o conteúdo principal

Esta caravana foi pensada para um futuro com carros elétricos

Quando todos os automóveis passarem a ser elétricos, vai ser mais difícil fazer viagens longas com caravanas. O peso adicional destas vai drenar as baterias dos carros elétricos mais depressa do que o faria com um veículo a gasolina ou Diesel, e embora o carregamento de alta velocidade esteja a chegar a cada vez mais locais, um caravanista não se pode dar ao luxo de ficar sem bateria no meio do nada. Por isso, a Dethleffs revelou a sua primeira caravana com motores elétricos, que vai poupar energia ao veículo que a puxa.

Uma das principais construtoras de caravanas da Europa, a Dethleffs já tinha apresentado um protótipo para uma autocaravana coberta de painéis solares, não só no tejadilho como também nas paredes laterais. Agora, a marca alemã aplica um tratamento semelhante a uma caravana, um protótipo chamado e.home coco. O protótipo está equipado com painéis solares, uma bateria de grandes dimensões e dois motores, um por cada roda. Estes são controlados por um módulo de redução de pressão, que garante que o peso não é transportado diretamente pelo motor do automóvel.

A bateria de 80 kWh tem energia acumulada suficiente não só para a utilização normal da caravana como também para os motores das rodas. Da maneira como são usados com o módulo, o carro só precisa de gastar potência a transportar 100 kg do peso total da caravana. Os motores também estão preparados para recuperar energia de travagem ou em descidas. Para manter a estabilidade da caravana, também vai estar equipado com um sistema semelhante a distribuição de potência por cada roda, do mesmo género que é encontrado em carros desportivos.

Para provar a validade do conceito da e.home coco, a Dethleffs propõe-se a atravessar os Alpes com a caravana puxada por um carro elétrico. A ideia é mostrar que um veiculo elétrico vai poder ser usado por caravanistas no futuro, e que a sua nova caravana com motores elétricos vai vulgarizar-se no futuro.

https://www.motor24.pt/motores/lifestyle/esta-caravana-pensada-um-futuro-carros-eletricos/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di