Avançar para o conteúdo principal

Viu o Contas-poupança… ganhou uma casa

O Daniel tem a casa paga
Estou muito contente! Mesmo muito contente.
É a primeira vez, em 8 anos de reportagens, que digo isto: Um espectador “ganhou” uma casa porque viu uma reportagem do Contas-poupança. Acredito, muito sinceramente, que há muitos mais casos semelhantes a este de pessoas que têm a casa paga pelo banco – através do seguro – e ainda não sabem. Já falei destas situações em várias reportagens mas é a primeira que realmente se confirma. O banco acaba de lhe transferir para a conta 92 mil euros.

Acabei de receber esta mensagem:

Bom dia Sr. Pedro Andersson. Estou a enviar-lhe esta mensagem para lhe agradecer o facto de ter a minha casa paga por causa de um programa seu de 2016 sobre o spread. Em Setembro desse ano, decidi ir a uma loja da Decisões e Soluções de Telheiras para tentarem renegociar por mim o meu crédito à habitação. Ao chegar lá apresentei os papéis que me foram pedidos, mais o atestado de incapacidade de 80%. O senhor Luis disse-me logo que com aquela percentagem tinha a casa paga, e assim foi.

Demorou dois anos porque, infelizmente, tive que me reformar para me pagarem a casa. Penso que seria interessante fazer uma reportagem sobre o atestado de incapacidade e alertar as pessoas sobre o benefício dele. Praticamente ninguém sabe que é possível. Até porque fui ao Millennium para passar o crédito para bonificado e não me fizeram nada, andei a pagar a casa 3 anos sem desconto nenhum, mas finalmente pagaram-me a casa. Quero agradecer do fundo do coração. Parabéns pelo programa. Um Grande Bem Haja!!!! Daniel

Vamos aos pormenores e veja se se aplica a alguém que conheça:

Obviamente, não fui eu nem o Contas-poupança que deram a casa ao Daniel. Fizemos a nossa parte, que é continuar a insistir convosco para que arregacem as mangas e MEXAM-SE pelas vossas finanças pessoais e pelos vossos interesses e bens. O Daniel percebeu que tinha uma oportunidade de baixar a prestação ao banco e tentou. Ao tentar perceber se a situação se aplicava ao caso dele, foi alertado para que o seguro de vida (que era ITP e não IAD – lembram-se desta reportagem que catapultou o Contas-poupança?) a partir de 66% pagava-lhe a casa.

Incapacidade de 66% PODE pagar a sua casa
Não deveria ser necessário que outras pessoas o alertassem para isso. Mas muitas pessoas ainda não se aperceberam disto. Recordo-lhe que se no seu caso ou no caso de alguém que conheça, tem uma incapacidade definitiva superior a 66,6% provavelmente o seguro paga a sua casa ao banco e ela passa a ser sua. Sublinho que esta incapacidade só pode ser acionada se estiver DE FACTO reformado com essa incapacidade. Não basta ter o relatório porque tem de ser uma incapacidade para a sua profissão.

Para que perceba melhor, posso ter perdido um dedo mindinho e continuar a exercer a minha profissão de professor com uma incapacidade mínima, mas se for um pianista a incapacidade passa a ser total. Com 70% de incapacidade uma pessoa pode ser reformada e outra não, conforme afete ou não a sua capacidade de se sustentar. Um piloto que fique ferido num olho tem a casa paga, um jardineiro que tenha a mesma percentagem de incapacidade não. Creio que compreenderam.

Seja como for, ter o Certificado de Incapacidade permite-lhe ter vários benefícios que milhares de pessoas desconhecem.

O Daniel teve de esperar 2 anos até o reformarem. Demorou imenso tempo, mas insistiu, nunca desistiu e conseguiu. Há quem tente anos a fio e não consiga. Não desista.

O Daniel podia ter visto a reportagem e pensado: “Ah, são só balelas. Era bom, era…” e continuar sentado no sofá.

O Daniel ainda é relativamente novo. Ainda não tem 40 anos. Ele não imaginava sequer que podia reformar-se tão cedo devido à incapacidade por doença. Andava de baixa em baixa. E esperava andar nisto anos a fio.

Mandou-me hoje a mensagem acima porque agora é oficial. Já está reformado, já tem a casa paga pelo seguro e só lhe falta ir ao Notário passar a casa para nome dele. Porquê?

Porque um dia, em 2016, viu um Contas-poupança e decidiu agir. Foi só um pequeno primeiro passo que fez, no caso dele, toda a diferença. Já falei pessoalmente com ele e já lhe expliquei que o mérito foi dele e de quem o aconselhou, mas ele insiste que foi “graças” ao Contas-poupança. Se o programa não existisse, e ele não tivesse visto AQUELA reportagem estaria a pagar a casa até ser velhinho com sacrifício porque já não consegue trabalhar há vários anos.

É por histórias destas que sinto um privilégio enorme em ser jornalista e usar a minha profissão para mudar (muito ou pouco) a vida de algumas pessoas. Talvez um dia o Contas-poupança também o possa ajudar em alguma coisa. A mim tem ajudado muito, mas eu sou suspeito…

Felicidades, Daniel.

https://contaspoupanca.pt/2018/09/01/viu-o-contas-poupanca-ganhou-uma-casa-e-a-primeira-vez-que-escrevo-isto/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di