Avançar para o conteúdo principal

Galamba é secretário de Estado. “Anda tudo doido”

Comentário do Wilson:
Mais um Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, técnico independente altamente qualificado e competente, que foi afastado pelo lobby da energia. Já não me surpreendo com a força deste lobby mas considero um escândalo ser substituído por um político sem qualquer formação ou competência na área.

O Economista e ex-ministro da Educação David Justino diz que só reconhece a Galamba a "verborreia parlamentar" e não qualquer capacidade para ser secretário de Estado da Energia. Rio fala em "partidarização da pasta da energia".

O PSD reagiu de forma crítica à escolha de João Galamba para secretário de Estado da Energia. Rio falou numa “certa partidarização da pasta da energia” e David Justino, o vice-presidente do partido, escreveu no Facebook, em maiúsculas: “Anda tudo doido”.

Em declarações aos jornalistas à entrada para um encontro com militantes do PSD em Aveiro, o líder do PSD realçou que o setor da energia “é um lugar político, mas tem uma componente técnica forte”, adiantando que “não se conhece ao deputado João Galamba grande formação na área da energia”.

Penso que não tem nenhuma formação específica na área da energia. Sendo assim, vejo muito mais aqui a questão de uma certa partidarização da pasta da energia, do que propriamente colocarmos um técnico que sabe bem aquilo que o setor precisa”, afirmou Rui Rio.

A confirmar-se a escolha do antigo porta-voz do PS para assumir a pasta deixada vaga por Jorge Seguro Sanches, o líder do PSD considera que se trata de “um mau sinal”, ainda por cima, numa altura em que diz haver “uma tensão entre o Governo e as energéticas, particularmente a EDP”.

“A partidarização não augura nada de positivo e o anterior secretário de Estado estava a fazer um percurso que demonstrava alguma independência, alguma autonomia, nas suas políticas e nas suas decisões. Prevejo que agora não seja assim, mas vamos ver”, concluiu.

Já o vice-presidente e presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, David Justino, escolheu comentar na sua página de Facebook a escolha de João Galamba para secretário de Estado da Energia de uma forma bem forte.


Minutos depois, em declarações ao Observador, David Justino ainda foi mais duro e disse que a João Galamba apenas lhe reconhece “a verborreia parlamentar“.

Não reconheço qualquer obra científica ou técnica. Aliás, a última intervenção que fez como deputado foi defender a escolha de um deputado do PS para a Entidade Reguladora do Setor Energético.”

David Justino diz ainda que “se a remodelação do Governo não surpreende, a escolha de Galamba é uma surpresa e não é uma agradável surpresa”. Ressalvando que a nomeação ainda não é oficial, o vice-presidente do PSD destaca que “se se confirmar, está tudo doido”.

Também o vice-presidente do CDS, Nuno Melo, tinha deixado um comentário crítico na sua página do Facebook, partilhando a escolha de Galamba com um apelo religioso: “Valha-nos a Santa…”


Esta segunda-feira foi noticiado pela SIC, e confirmado pelo Observador, que o deputado socialista João Galamba será o próximo secretário de Estado da Energia, pasta que agora passou para a tutela do Ambiente. Galamba é vice-presidente da bancada parlamentar do PS e já foi porta-voz dos socialistas. É colocado na ala mais à esquerda do partido e a escolha poderá ser uma forma de responder aos que olham para a saída de Jorge Seguro Sanches da Energia como uma decisão para acalmar as grandes empresas de energia, em particular a EDP.

https://observador.pt/2018/10/15/vice-presidente-do-psd-comenta-nomeacao-de-galamba-anda-tudo-doido/

Comentários

Notícias mais vistas:

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos esmagados por um muro em Braga

 A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvida. O muro em questão era uma estrutura que, desde 1996, acolhera as caixas de correio de um prédio ali existente, mas que, em 2012, deixou de ter qualquer utilidade. A administração do condomínio tinha sido alertada para o estado de degradação O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram esmagados por um muro, em 2014. Por sentença de 18 de junho, a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira e que surge mais de um ano depois do início do julgamento, o tribunal determinou que a indemnização seja paga pela empresa administradora de condomínio responsável pela construção, sem licenciamento camarário, do referido muro, para acolher as caixas de correio de um prédio. O pagamento será assegurado pelo condomínio e respetivas seguradoras. A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvid...

A Tesla está com mais problemas do que se pensa

Homem mais rico do mundo foi o maior apoiante do presidente dos Estados Unidos. Agora está com problemas Os problemas da Tesla vão muito para além da recente discussão entre o CEO Elon Musk e o presidente Donald Trump, que acusou o antigo “primeiro amigo” de estar “completamente ‘fora dos carris’” numa luta de bofetadas nas redes sociais durante o fim de semana. Mas enquanto as batalhas entre Musk e Trump estão a receber toda a atenção, as perspectivas para as receitas e os resultados da Tesla pioraram consideravelmente. E a empresa pode até voltar a perder dinheiro, por razões não relacionadas com a política pessoal de Musk. Musk foi o maior apoiante financeiro de Trump durante a campanha de 2024, e foi um dos pilares de Mar-a-Lago e da Casa Branca no início do segundo mandato de Trump, com o seu papel na redução da força de trabalho federal no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). Mas Musk anunciou desde então que estava a criar um novo partido político devido ao seu desco...