Avançar para o conteúdo principal

Galamba é secretário de Estado. “Anda tudo doido”

Comentário do Wilson:
Mais um Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, técnico independente altamente qualificado e competente, que foi afastado pelo lobby da energia. Já não me surpreendo com a força deste lobby mas considero um escândalo ser substituído por um político sem qualquer formação ou competência na área.

O Economista e ex-ministro da Educação David Justino diz que só reconhece a Galamba a "verborreia parlamentar" e não qualquer capacidade para ser secretário de Estado da Energia. Rio fala em "partidarização da pasta da energia".

O PSD reagiu de forma crítica à escolha de João Galamba para secretário de Estado da Energia. Rio falou numa “certa partidarização da pasta da energia” e David Justino, o vice-presidente do partido, escreveu no Facebook, em maiúsculas: “Anda tudo doido”.

Em declarações aos jornalistas à entrada para um encontro com militantes do PSD em Aveiro, o líder do PSD realçou que o setor da energia “é um lugar político, mas tem uma componente técnica forte”, adiantando que “não se conhece ao deputado João Galamba grande formação na área da energia”.

Penso que não tem nenhuma formação específica na área da energia. Sendo assim, vejo muito mais aqui a questão de uma certa partidarização da pasta da energia, do que propriamente colocarmos um técnico que sabe bem aquilo que o setor precisa”, afirmou Rui Rio.

A confirmar-se a escolha do antigo porta-voz do PS para assumir a pasta deixada vaga por Jorge Seguro Sanches, o líder do PSD considera que se trata de “um mau sinal”, ainda por cima, numa altura em que diz haver “uma tensão entre o Governo e as energéticas, particularmente a EDP”.

“A partidarização não augura nada de positivo e o anterior secretário de Estado estava a fazer um percurso que demonstrava alguma independência, alguma autonomia, nas suas políticas e nas suas decisões. Prevejo que agora não seja assim, mas vamos ver”, concluiu.

Já o vice-presidente e presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, David Justino, escolheu comentar na sua página de Facebook a escolha de João Galamba para secretário de Estado da Energia de uma forma bem forte.


Minutos depois, em declarações ao Observador, David Justino ainda foi mais duro e disse que a João Galamba apenas lhe reconhece “a verborreia parlamentar“.

Não reconheço qualquer obra científica ou técnica. Aliás, a última intervenção que fez como deputado foi defender a escolha de um deputado do PS para a Entidade Reguladora do Setor Energético.”

David Justino diz ainda que “se a remodelação do Governo não surpreende, a escolha de Galamba é uma surpresa e não é uma agradável surpresa”. Ressalvando que a nomeação ainda não é oficial, o vice-presidente do PSD destaca que “se se confirmar, está tudo doido”.

Também o vice-presidente do CDS, Nuno Melo, tinha deixado um comentário crítico na sua página do Facebook, partilhando a escolha de Galamba com um apelo religioso: “Valha-nos a Santa…”


Esta segunda-feira foi noticiado pela SIC, e confirmado pelo Observador, que o deputado socialista João Galamba será o próximo secretário de Estado da Energia, pasta que agora passou para a tutela do Ambiente. Galamba é vice-presidente da bancada parlamentar do PS e já foi porta-voz dos socialistas. É colocado na ala mais à esquerda do partido e a escolha poderá ser uma forma de responder aos que olham para a saída de Jorge Seguro Sanches da Energia como uma decisão para acalmar as grandes empresas de energia, em particular a EDP.

https://observador.pt/2018/10/15/vice-presidente-do-psd-comenta-nomeacao-de-galamba-anda-tudo-doido/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...