Avançar para o conteúdo principal

Especialistas alertam Costa para descida de impostos e crise financeira

António Costa levantou a ponta do véu sobre Orçamento do Estado para 2019

Especialistas falam da urgência em descer IRS e IRC de forma a fomentar o investimento e natalidade. Nova crise deve ser preocupação do Governo.

O economista João Duque, apesar de ser conotado com o PS, é perentório na reação ao discurso que marcou a noite passada. “Este é um orçamento orientado para as eleições, feito para abranger o maior número possível de clientelas e de votantes”, aponta.

Durante a entrevista, António Costa fez cair por terra uma possível descida no IVA sobre a eletricidade, atualmente estabelecido em 23%, anúncio que não acolheu a simpatia do economista. “Seria mais eficiente não se ter mexido no IVA da restauração e baixar IVA da eletricidade. As pessoas para pouparem ficam em casa e em casa gasta-se eletricidade. O que este Governo fez foi baixar o imposto para aqueles que vão jantar fora e que apagam a luz em casa”, acusa.

O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro considera que uma redução deste imposto teria sido útil mas, ainda assim, alinha prioridades. “Descer o IRS ou o IRC é mais urgente neste momento. O processo de criação de riqueza está muito penalizado em Portugal”, refere. O especialista sublinha a necessidade em baixar os impostos afetos ao trabalho e às empresas. “Precisamos de salários que tenham menos impostos para estimular as pessoas a trabalhar”, acrescenta.

O perigo de uma nova recessão é motivo de alerta também para Tiago Caiado Guerreiro que vê com bons olhos o aumento das pensões, mas mete alguma água na fervura. “É uma boa medida desde que seja sustentável porque se não o for, pode conduzir-nos a uma nova crise como a que tivemos, é preciso ter cuidado”, aconselha.

João Duque deixa ainda uma crítica ao discurso socialista. “O primeiro-ministro continua a atribuir o sucesso de alguns indicadores económicos às políticas encetadas pelo Governo e isso não é verdade. O que o Governo fez foi aumentar o consumo dos portugueses e o que de facto mexeu com a economia foi o mercado externo e as exportações”, conclui.

https://www.dinheirovivo.pt/economia/especialistas-alertam-costa-para-descida-de-impostos-e-crise-financeira/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...