Avançar para o conteúdo principal

Tesla vai abrir o seu código de segurança a outros fabricantes de automóveis

Com a Tesla, Elon Musk tem conseguido traçar os seus caminhos e alterar de forma profunda a indústria automóvel. Para além de novas tecnologias e ideias, há também muito novo software que é cada vez mais essencial.

Num novo movimento que poucos esperavam, Elon Musk volta a surpreender e anunciou que o software de segurança dos carros da Tesla vai ser disponibilizado a outros fabricantes.

Tesla Elon Musk software código de segurança fabricantes de automóveis

Com a chegada da Internet a todas estas novas áreas de desenvolvimento, uma das maiores preocupações que existem está focada na segurança e na proteção destes sistemas. Cada marca tende a focar-se apenas nas suas necessidades, sem olhar para o panorama global.

Uma oferta da Tesla aos fabricantes de automóveis
Elon Musk quer tornar esta preocupação menor e garantir que todos os fabricantes têm acesso ao que de melhor existe já no mercado. Claro que para o dono da Tesla, é o seu software que garante estas condições.

Para dar esta possibilidade de proteção, assegurou agora que o software de segurança da Tesla irá estar disponível para todos os fabricantes de automóveis, de forma gratuita e completamente aberta.


Elon Musk

@elonmusk
Great Q&A @defcon last night. Thanks for helping make Tesla & SpaceX more secure! Planning to open-source Tesla vehicle security software for free use by other car makers. Extremely important to a safe self-driving future for all.


Apesar deste anúncio único, ainda não existe uma data de disponibilização ou sequer uma forma desta ser feita, mas a afirmação de Elon Musk vem, mais uma vez, alterar os padrões do mercado.

A relação de Elon Musk com o software e as patentes
Com várias marcas a criar já as suas soluções, a chegada deste sistema aberto da Tesla e com o código disponível, pode criar um standard para a indústria, algo que ainda não existe e que provavelmente demorará anos a ser criado.

Será curioso ver os concorrentes diretos da Tesla a adotarem as suas soluções e integrando-as no que produzem. Claro que não é um movimento único e já aconteceu no passado, e que tem o seu ponto máximo na abertura feita em 2013 de todas as patentes, tendo estas sido tornadas públicas.

https://pplware.sapo.pt/informacao/tesla-vai-abrir-o-seu-codigo-de-seguranca-a-outros-fabricantes-automoveis/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di