Avançar para o conteúdo principal

Novas imagens de satélite mostram o engarrafamento no canal do Suez visto a partir do Espaço


O incidente com o navio porta-contentores Ever Given está a captar a atenção do mundo e a provocar uma profunda disrupção no canal do Suez. Imagens registadas por satélites, incluindo os da ESA, da Planet Labs e da Airbus, demonstram a extensão do engarrafamento no local.
Novas imagens de satélite mostram o engarrafamento no canal do Suez visto a partir do Espaço

A 23 de março, o navio porta-contentores MV Ever Given encalhou no canal do Suez, no Egito, enquanto percorria uma viagem da China para a Holanda. Com 60 metros de largura e 400 metros de comprimento, o gigante de quase 220.000 toneladas acabou por bloquear o “trânsito” naquela que é conhecida como uma das rotas marítimas comerciais mais importantes do mundo.

O satélite Copernicus Sentinel-1 da Agência Espacial Europeia conseguiu captar novas imagens que demonstram o engarrafamento de navios que se formou no golfo do Suez, o qual é possível acompanhar, por exemplo, através do website Vessel Finder.

ESA | Imagens Copernicus Sentinel-1
créditos: ESA

A ESA explica que na imagem à esquerda, captada a 21 de março, mostra uma situação de tráfego marítimo habitual na zona. Já a da direita, registada a 25 de março, retrata o Ever Given encalhado no canal, assim como uma vasta quantidade de navios à espera no golfo.

Mas o Copernicus Sentinel-1 não foi o único a captar a extensão do incidente a partir do Espaço. Um dos satélites Dove da Planet Labs, assim como o satélite Pléiades desenvolvido pela Airbus e o Global-7 da BlackSky, também têm vindo a registar várias imagens de todo o engarrafamento gerado ao longo dos últimos dias.

Clique nas imagens para ver o engarrafamento provocado pelo Ever Given no canal do Suez

A imprensa internacional avança que as autoridades egípcias estão já a trabalhar para encontrar uma solução para o problema. No entanto, as perspetivas não são muito otimistas e, para já, ainda não sabe quando é que a rota voltará a estar desimpedida.

De acordo com a Lloyd’s List Intelligence, estima-se que o bloqueio esteja a causar uma retenção de mercadorias avaliada em 9.600 milhões de dólares diários. Existem pelo menos 237 navios que continuam a aguardar a possibilidade de avançar pelo canal, incluindo 24 petroleiros e 41 porta-contentores.


Nota da Redação: Foi feita uma correção no terceiro parágrafo. Última atualização 27/3/2021 às 10h12. 


Se não conseguir ver as imagens acima clique aqui:

https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/novas-imagens-de-satelite-mostram-o-engarrafamento-no-canal-do-suez-visto-a-partir-do-espaco

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias