Avançar para o conteúdo principal

Novas imagens de satélite mostram o engarrafamento no canal do Suez visto a partir do Espaço


O incidente com o navio porta-contentores Ever Given está a captar a atenção do mundo e a provocar uma profunda disrupção no canal do Suez. Imagens registadas por satélites, incluindo os da ESA, da Planet Labs e da Airbus, demonstram a extensão do engarrafamento no local.
Novas imagens de satélite mostram o engarrafamento no canal do Suez visto a partir do Espaço

A 23 de março, o navio porta-contentores MV Ever Given encalhou no canal do Suez, no Egito, enquanto percorria uma viagem da China para a Holanda. Com 60 metros de largura e 400 metros de comprimento, o gigante de quase 220.000 toneladas acabou por bloquear o “trânsito” naquela que é conhecida como uma das rotas marítimas comerciais mais importantes do mundo.

O satélite Copernicus Sentinel-1 da Agência Espacial Europeia conseguiu captar novas imagens que demonstram o engarrafamento de navios que se formou no golfo do Suez, o qual é possível acompanhar, por exemplo, através do website Vessel Finder.

ESA | Imagens Copernicus Sentinel-1
créditos: ESA

A ESA explica que na imagem à esquerda, captada a 21 de março, mostra uma situação de tráfego marítimo habitual na zona. Já a da direita, registada a 25 de março, retrata o Ever Given encalhado no canal, assim como uma vasta quantidade de navios à espera no golfo.

Mas o Copernicus Sentinel-1 não foi o único a captar a extensão do incidente a partir do Espaço. Um dos satélites Dove da Planet Labs, assim como o satélite Pléiades desenvolvido pela Airbus e o Global-7 da BlackSky, também têm vindo a registar várias imagens de todo o engarrafamento gerado ao longo dos últimos dias.

Clique nas imagens para ver o engarrafamento provocado pelo Ever Given no canal do Suez

A imprensa internacional avança que as autoridades egípcias estão já a trabalhar para encontrar uma solução para o problema. No entanto, as perspetivas não são muito otimistas e, para já, ainda não sabe quando é que a rota voltará a estar desimpedida.

De acordo com a Lloyd’s List Intelligence, estima-se que o bloqueio esteja a causar uma retenção de mercadorias avaliada em 9.600 milhões de dólares diários. Existem pelo menos 237 navios que continuam a aguardar a possibilidade de avançar pelo canal, incluindo 24 petroleiros e 41 porta-contentores.


Nota da Redação: Foi feita uma correção no terceiro parágrafo. Última atualização 27/3/2021 às 10h12. 


Se não conseguir ver as imagens acima clique aqui:

https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/novas-imagens-de-satelite-mostram-o-engarrafamento-no-canal-do-suez-visto-a-partir-do-espaco

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di