Avançar para o conteúdo principal

Esses são os lugares mais promissores onde pode haver vida no Sistema Solar


Água líquida, fontes de energia e uma combinação bastante específica de elementos químicos. A vida como a conhecemos — ou seja, a vida da Terra — precisa, basicamente, desses ingredientes para existir. Contudo, essa é apenas "a vida como a conhecemos" e, portanto, não podemos descartar a possibilidade de a vida ter florescido em outros mundos a partir de combinações diferentes das que aconteceram por aqui. Só que mesmo pensando apenas na combinação que já conhecemos para a vida, ainda assim há outros mundos que têm grandes chances de nos fornecer uma resposta positiva para a pergunta: "existe ou já existiu vida fora da Terra?".

A recente descoberta de fosfina em Vênus pode ser exemplo disso. "Pode", pois ainda não se sabe qual é a fonte da fosfina na atmosfera venusiana — se ela tem mesmo origem biológica, ou se seria fruto de processos físicos e químicos que não esperávamos acontecer em planetas rochosos. Ainda é cedo demais para dizermos que existe vida em Vênus, ainda que essa possibilidade tenha tomado os holofotes do momento quando o assunto é a busca de formas de vida em outros mundos.

Mas afirmamos que existem outros mundos no Sistema Solar que parecem promissores na busca por vida — ainda que microbiana ou antiga, que pode já não existir mais hoje em dia —, certo? Conheça alguns deles!

Planeta Marte

Lago congelado em cratera marciana, em foto tirada pela sonda Mars Express (Imagem: Reprodução/ESA)

Quando se fala em busca de vida em nossos arredores, o Planeta Vermelho segue como o "queridinho" nesse sentido. Sendo este um dos planetas mais parecidos com a Terra em nosso sistema, um dia por lá dura 24,5 horas e suas calotas polares se expandem e se contraem de acordo com as estações do ano. Além disso, nos anos mais recentes descobrimos que muitas das características de sua superfície foram esculpidas por água líquida que, há muito tempo, existiu por lá — e, bem, onde há água, pode haver vida, não? Inclusive, acabamos de saber que há mais reservas de água líquida abaixo do gelo no polo sul marciano.

Também nos últimos anos, descobrimos moléculas orgânicas em Marte, que podem indicar a existência de vida microbiana antiga por lá. Especificamente os compostos orgânicos chamados tiofenos, encontrados no Planeta Vermelho, podem ser produzidos por seres vivos, já que, aqui na Terra, eles são produzidos por meio de processos biológicos — ou seja, bactérias que teriam existido em Marte há mais de três bilhões de anos poderiam ter produzido o tiofeno descoberto nas rochas marcianas.

Além disso, também descobrimos níveis estranhamente altos de metano em Marte, outra coisa que pode indicar a existência de vida por lá. Em nosso planeta, a maior parte do metano do ar é produzida por criaturas vivas, ainda que o metano também seja emitido por meio de processos geológicos, sem a interferência de seres vivos.

Descobrir reservatórios de água líquida e metano na atmosfera marciana faz com que o Planeta Vermelho seja um dos grandes candidatos à descoberta de vida além de Terra — e por isso agências espaciais como a NASA e a europeia ESA se dedicam com tanto afinco a enviar missões presenciais para lá, com sondas e rovers fazendo um trabalho contínuo de análises e estudos nesse sentido. Por sinal, o novo rover Perseverance, da NASA, chegará lá em fevereiro de 2021 justamente com a missão principal de buscar por bioassinaturas em Marte (ou seja, evidências concretas de que a vida existiu por lá em algum momento de seu passado distante). 


Por Patrícia Gnipper em:

https://canaltech.com.br/espaco/esses-sao-os-lugares-mais-promissores-onde-pode-haver-vida-no-sistema-solar-172221/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias