Avançar para o conteúdo principal

Esses são os lugares mais promissores onde pode haver vida no Sistema Solar


Água líquida, fontes de energia e uma combinação bastante específica de elementos químicos. A vida como a conhecemos — ou seja, a vida da Terra — precisa, basicamente, desses ingredientes para existir. Contudo, essa é apenas "a vida como a conhecemos" e, portanto, não podemos descartar a possibilidade de a vida ter florescido em outros mundos a partir de combinações diferentes das que aconteceram por aqui. Só que mesmo pensando apenas na combinação que já conhecemos para a vida, ainda assim há outros mundos que têm grandes chances de nos fornecer uma resposta positiva para a pergunta: "existe ou já existiu vida fora da Terra?".

A recente descoberta de fosfina em Vênus pode ser exemplo disso. "Pode", pois ainda não se sabe qual é a fonte da fosfina na atmosfera venusiana — se ela tem mesmo origem biológica, ou se seria fruto de processos físicos e químicos que não esperávamos acontecer em planetas rochosos. Ainda é cedo demais para dizermos que existe vida em Vênus, ainda que essa possibilidade tenha tomado os holofotes do momento quando o assunto é a busca de formas de vida em outros mundos.

Mas afirmamos que existem outros mundos no Sistema Solar que parecem promissores na busca por vida — ainda que microbiana ou antiga, que pode já não existir mais hoje em dia —, certo? Conheça alguns deles!

Planeta Marte

Lago congelado em cratera marciana, em foto tirada pela sonda Mars Express (Imagem: Reprodução/ESA)

Quando se fala em busca de vida em nossos arredores, o Planeta Vermelho segue como o "queridinho" nesse sentido. Sendo este um dos planetas mais parecidos com a Terra em nosso sistema, um dia por lá dura 24,5 horas e suas calotas polares se expandem e se contraem de acordo com as estações do ano. Além disso, nos anos mais recentes descobrimos que muitas das características de sua superfície foram esculpidas por água líquida que, há muito tempo, existiu por lá — e, bem, onde há água, pode haver vida, não? Inclusive, acabamos de saber que há mais reservas de água líquida abaixo do gelo no polo sul marciano.

Também nos últimos anos, descobrimos moléculas orgânicas em Marte, que podem indicar a existência de vida microbiana antiga por lá. Especificamente os compostos orgânicos chamados tiofenos, encontrados no Planeta Vermelho, podem ser produzidos por seres vivos, já que, aqui na Terra, eles são produzidos por meio de processos biológicos — ou seja, bactérias que teriam existido em Marte há mais de três bilhões de anos poderiam ter produzido o tiofeno descoberto nas rochas marcianas.

Além disso, também descobrimos níveis estranhamente altos de metano em Marte, outra coisa que pode indicar a existência de vida por lá. Em nosso planeta, a maior parte do metano do ar é produzida por criaturas vivas, ainda que o metano também seja emitido por meio de processos geológicos, sem a interferência de seres vivos.

Descobrir reservatórios de água líquida e metano na atmosfera marciana faz com que o Planeta Vermelho seja um dos grandes candidatos à descoberta de vida além de Terra — e por isso agências espaciais como a NASA e a europeia ESA se dedicam com tanto afinco a enviar missões presenciais para lá, com sondas e rovers fazendo um trabalho contínuo de análises e estudos nesse sentido. Por sinal, o novo rover Perseverance, da NASA, chegará lá em fevereiro de 2021 justamente com a missão principal de buscar por bioassinaturas em Marte (ou seja, evidências concretas de que a vida existiu por lá em algum momento de seu passado distante). 


Por Patrícia Gnipper em:

https://canaltech.com.br/espaco/esses-sao-os-lugares-mais-promissores-onde-pode-haver-vida-no-sistema-solar-172221/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa

  O novo e-car português BEN está já apto a ser conduzido em toda a Europa. O certificado de homologação da União Europeia já foi atribuído e em 2026 deverá começar a produção em larga escala. Está a chegar um novo e-car criado em Portugal . É o  BEN , desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que esta quinta-feira (18 de dezembro)  recebeu o certificado de homologação da União Europeia  - ou seja, na prática, já pode ser conduzido na Europa.   O modelo, de pequenas dimensões,  deverá entrar em produção em larga escala já no próximo ano , não só em Portugal, como também na Europa. Com um preço projetado de 8.000 euros , segundo um comunicado, decorrem negociações para que  em 2030 sejam fabricadas 20 mil unidades por ano  "de forma descentralizada". Trata-se de um e-car acessível, que é também o primeiro do género com contador de emissões de dióxido de carbono evitadas. A tecnologia AYR permite-lhe compensar as emissões origi...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...