Implante de córnea artificial desenvolvido pela CorNeat pode ser integrado diretamente no olho humano e já ajudou um paciente cego a recuperar a visão
Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.
A solução de implantes de córneas artificiais já existe e está disponível para pacientes que tenham este órgão danificado devido a lesões ou doenças. No entanto, dada a complexidade do processo cirúrgico, é visto como último recurso para quando o transplante de córneas ou de implantes de anéis não funciona. A proposta da CorNeat simplifica todo o processo, com um mínimo de pontos e cortes necessários, explica o Engadget. O material usado permite “estimular a proliferação celular, conduzindo a uma progressiva integração do tecido”, detalha a CorNeat.
“A integração completa é conseguida em semanas, embebendo permanentemente o aparelho no olho do paciente (…)” o que leva a “tempos de cura excecionalmente rápidos”, sublinha a empresa que preparou a animação que pode ser vista abaixo.
Os próximos passos envolvem a implantação em mais dez pacientes, em fase de testes clínicos, em Israel, com planos para testar ainda este mês no Canadá e esperar pelas aprovações para fazer o mesmo em França, EUA e Holanda.
Comentários
Enviar um comentário