Avançar para o conteúdo principal

Inteligência artificial da portuguesa Priberam ganha projeto europeu de 3,5 milhões

 Projeto SELMA. Entre 55 propostas, o projeto da Priberam foi selecionado pela Comissão Europeia, tendo-lhe sido alocado um orçamento de 3,5 milhões de euros.


A Priberam está entre as cinco empresas europeias no consórcio SELMA, cujo objetivo é criar uma plataforma multilingue de código aberto e desenvolver novos métodos de Inteligência Artificial para treino de modelos de linguagem. Com uma duração prevista de três anos e financiado pela União Europeia, o projeto deverá estar concretizado até ao final de 2023.


Entre 55 propostas, o projeto foi selecionado pela Comissão Europeia, tendo-lhe sido alocado um orçamento de 3,5 milhões de euros. Desta feita, pretende criar-se uma plataforma que permitirá a profissionais e entidades de monitorização de meios de comunicação, bem como aos jornalistas, pesquisar, monitorizar e organizar quantidades massivas de dados e conteúdos.


A acrescentar, a plataforma permitirá ainda enriquecer conteúdos audiovisuais através da transcrição, tradução, dobragem e legendagem automáticas, tornando os conteúdos mais acessíveis a diferentes públicos, independentemente do seu idioma nativo.


Desenhada para o processamento de grandes volumes de dados, a plataforma irá incluir um sistema de Inteligência Artificial de aprendizagem capaz de partilhar informação sobre fluxos de dados, ao mesmo tempo que mantém o valor inerente de cada idioma através de abordagens inovadoras.


Carlos Amaral, CEO da Priberam, explica em nota de imprensa que "a ideia consiste em criar um espaço comum multi-idioma no qual o sistema estará constantemente a recolher e analisar dados no idioma original e, subsequentemente, será capaz de realizar a sua tradução para outra língua sempre que necessário".


Para este responsável, "este projeto é mais uma prova do valor das tecnologias de Inteligência Artificial que a Priberam tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, nomeadamente nas áreas do processamento de linguagem natural e de aprendizagem automática, e que tem já sido integrado noutros grandes projetos internacionais".


Este consórcio, do qual a Priberam faz parte, é liderado pelo broadcaster internacional Deutsche Welle que produz conteúdos de vídeo em mais de 30 línguas e inclui outras três instituições: o Laboratório Informático da Universidade de Avignon, o Instituto de Matemática e Ciência da Computação da Universidade de Letónia e o Instituto Fraunhofer para a Análise Inteligente e Sistemas de Informação.


https://www.dinheirovivo.pt/geral/tecnologia-de-inteligencia-artificial-da-portuguesa-priberam-ganha-projeto-europeu-de-35-milhoes-13486212.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di