Avançar para o conteúdo principal

Projeto Taara da Alphabet transmitiu 700 TB de dados por 4,8 quilómetros



 O Projeto instalou links que permitem a transmissão de conectividade de alta velocidade de Brazzaville a Kinshasa


Alphabet, a empresa-mãe da Google, encerrou, no início deste ano, o Projeto Loon, uma iniciativa que visava a exploração de balões de hélio estratosférico para distribuir internet wireless. Deste projeto permaneceram conhecimentos e tecnologias, tais como o link ótico wireless de alta velocidade, que foram agora aplicados no Projeto Taara.


Baris Erkmen, Diretor de Enegenharia do Projeto Taara revelou, através de uma publicação num blog, que os links de comunicação óticas sem fios (WOC) irão permitir a transmissão de conectividade de internet de alta velocidade para pessoas em África através do Rio Congo.


“Melhor precisão de rastreamento, respostas ambientais automatizadas e melhores ferramentas de planeamento estão a ajudar os links da Taara a fornecer largura de banda confiável de alta velocidade para lugares que a fibra não pode chegar e a ajudar-nos a conectar comunidades que estão isoladas das formas tradicionais de fornecer conectividade. Estamos realmente entusiasmados com estes avanços e ansiosos para desenvolvê-los à medida que continuamos a desenvolver e refinar as capacidades da Taara”, escreveu Baris Erkmen, Diretor de Engenharia da Taara numa publicação.


Assim, os cabos – que não são físicos – de fibra ótica, criam uma conexão entre dois pontos, neste caso entre Brazzaville na República do Congo e Kinshasa, na República Democrática do Congo. Os dois locais encontra-se separados pelo rio Congo e a 4,8 quilómetros de distância um do outro. Assim, o que o Projeto Taara fez foi instalar, por toda esta zona, links que permitem a transmissão de conectividade de alta velocidade de Brazzaville a Kinshasa através do rio. Assim, em 20 dias, o Erkmen disse que o link transmitiu quase 700 TB de dados, tendo uma disponibilidade de 99,9%.


Os links do Projeto precisam de ser posicionados num local estrategicamente elevado, sendo capaz de ajustar os espelhos automaticamente para se conectarem. Segundo a equipa técnica, o feixe de luz com uma largura reduzida tem precisão suficiente para alcançar um alvo até 10 quilómetros de distância. Contudo, a equipa afirma que quando obstáculos perturbam a linha de visão, como por exemplo pássaros ou caso as condições atmosféricas não sejam as mais favoráveis, como nevoeiro, chuva, a conexão pode ser afetada.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/internet/2021-09-16-projeto-taara-da-alphabet-transmitiu-700-tb-de-dados/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di