Avançar para o conteúdo principal

Combustíveis: Carregar carro elétrico é mais caro que meter gasolina

 


Há alguns dias atrás, noticiámos que o carregamento de automóveis híbridos plug-in, na rede pública Nacional, está a começar a ser um autêntico roubo, muito graças à forma como o sistema foi feito, e claro, o aumento da energia elétrica.

Então… E os carros elétricos? Muito resumidamente, estão a ir pelo mesmo exato caminho!

Combustíveis: Carregar um carro elétrico é mais caro que meter gasolina!?

Portanto, nos últimos tempos, os donos de carros elétricos estão a ser surpreendidos com o preço de cada carregamento, em que claro está, mais de metade do valor pago vai para taxas, sejam estas impostos, ou taxas de ativação + taxas de utilização de cada posto.

Consegue imaginar pagar entre 50~60€ por um carregamento completo, que na prática, equivale a 300~400 quilómetros de autonomia em estrada? É exatamente isto que está a acontecer.

Afinal de contas, caso não saiba, quando carrega o seu carro elétrico (ou híbrido), na rede pública Nacional, vai ter de pagar o conjunto de três ou quatro valores:

  • Preço da energia utilizada.
  • Taxa de utilização do posto, normalmente cobrada ao minuto. (OPC).
  • Taxa de ativação do posto (pode não existir! Depende do posto).
  • Impostos.

Em suma, tudo componentes que podem variar consoante o tipo de carregamento (lento, rápido ou super rápido), local onde é feito, entidade que gere o posto, e até hora do dia. (Entretanto, algumas plataformas oferecem horários mais baratos, como é o caso da MIIO).

Entretanto, numa recente entrevista televisiva, a EDP comentou os valores cobrados, afirmando que estes estão em linha com os restantes mercados Europeus, e que apesar do valor (agora mais alto), continuam a ser preços muito competitivos relativamente aos combustíveis fósseis.

Assim, se por acaso já tem um carro elétrico, ou está a pensar na aquisição de um EV, priorize sempre o carregamento em casa! Além disto, caso tenha mesmo de de ser, estude bem os locais de carregamento disponíveis.


Por isso, utilize aplicações como a MIIO ou a EVIO, que oferecem simulações de preço, quer o carregamento seja total ou parcial (pode escolher a percentagem). É muito importante que os condutores conheçam a realidade atual do mercado da mobilidade elétrica, e se adaptem ao que está a acontecer.


https://www.leak.pt/combustiveis-carregar-carro-eletrico-e-mais-caro-que-meter-gasolina/

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Defender a escola pública

 1. Escrevo sobre o conflito que envolve os professores preocupada, em primeiro lugar, com o efeito que este está a ter na degradação da escola pública, na imagem e na confiança dos pais no sistema educativo, nos danos que estão a ser causados a milhares de alunos cujas famílias não têm condições para lhes proporcionar explicações ou frequência de colégios privados. Parece-me importante que, nas negociações entre Governo e sindicatos, esta dimensão do problema seja equacionada. Escrevo, em segundo lugar, porque espero poder dar um contributo para a compreensão e boa resolução do conflito, apesar de todo o ruído e falta de capacidade para ouvir. 2. Nos anos pré-pandemia, eram muitos os sinais das dificuldades das escolas em prestar um serviço de qualidade. A existência de milhares de alunos sem professor, em várias disciplinas e em vários pontos do país, gerou um clamor sobre a falta de docentes e a fraca atratividade da carreira. Porém, o problema da falta de professores nas escola...