Avançar para o conteúdo principal

Combustíveis: Limite nas autoestradas é de 120 KM/h. Porquê?

 


Caso não saiba, o limite de 120 KM/h nas autoestradas Portuguesas foi definido no distante ano de 1976. Um valor definido tendo como base a segurança dos automóveis, bem como as reservas de combustível do nosso pais, na altura. Curiosamente, foi um limite definido após uma crise gigantesca, de escassez, no mundo dos combustíveis fósseis.


O que levanta uma questão… Qual é a razão para este limite se manter? Quando os automóveis evoluíram tanto nos últimos 40 anos. Vamos tentar perceber?


Portanto, é inegável que os carros comercializados hoje em dia, são significativamente mais seguros que os carros comercializados há uma década atrás. Algo que podemos dizer 3 ou 4x, até chegar ao distante ano de 1976, altura em que o atual limite máximo foi definido em Portugal.


Curiosamente, por falar em limites de velocidade, há muitos anos atrás, já foi possível circular a 60 km/h em localidades! Isto, depois de uma atualização ao código da estrada em 1954. E pasme-se, fora das localidades, podia andar à velocidade que bem lhe apetecesse, isto se o seu carro fosse capaz, claro.


Eventualmente, com o aumento da popularidade dos veículos motorizados em Portugal, em 1973, foi imposto o primeiro limite de velocidade fora das localidades, de 80 km/h, com as autoestradas a subirem este valor para os 100 km/h.


Entretanto, finalmente, em 1976, os números subiram para os valores atuais, 90 km/h fora das localidades e 120 km/h nas autoestradas.


Ou seja, há 45 anos que os limites de velocidade, em Portugal, são exatamente os mesmos!


Sendo inegável que apesar de 90 km/h ser um valor responsável em Estradas Nacionais, em 2021, 120 km/h nas autoestradas já não faz grande sentido. Especialmente, porque em Portugal, temos algumas das melhores, e mais seguras, autoestradas da Europa. 


autoestradas

Então… Porque razão não sobe o limite? Nem que seja para 130 km/h?

Caso não saiba, 130 km/h, é a velocidade que 16 dos países da União Europeia têm como máximo nas suas autoestradas, isto à exceção da Alemanha que tem alguns troços sem velocidade, e da Polónia, que permite 140 km/h.


Pois bem, o limite máximo de velocidade tem de respeitar uma série de normas, como são por exemplo:

Ambiente da Via

Tipo de Piso

Curvas

Inclinação

Largura da faixa

Tendo tudo isto em conta, é estabelecido um limite máximo, para que o condutor possa circular em segurança. Contudo, a história não fica por aqui. Porque temos de ter em conta o ambiente.


Ou seja, um aumento de 10 km/h, pode implicar um ligeiro aumento nas emissões poluentes (e cada país tem uma meta de emissões para cumprir). O que muito provavelmente iria meter os ambientalistas em estado de loucura.


No entanto, hoje em dia, os carros são muito mais eficientes, tanto nas emissões, como nos consumos, o que poderia anular esse eventualidade. Aliás, estamos neste momento a viver uma era, no mundo motorizado, em que temos cada vez mais elétricos e híbridos nas estradas, por isso, este argumento começa a perder importância.


O que nos leva à razão provavelmente mais importante no meio de todo este texto. Maior velocidade = maiores consumos! O que por sua vez, poderá levar a uma maior importação de petróleo! Mas é isto negativo para o governo Português? Não!

Como deve saber, visto que é o assunto do momento, Portugal tem uma camada de impostos muito significativa na venda de qualquer combustível fóssil.


Por isso, um ligeiro aumento no consumo geral, iria ser imediatamente compensado pelo consumidor (condutor), via impostos.


Segurança primeiro! Mas os limites atuais não fazem sentido tendo em conta o mercado automóvel

É óbvio que preservar a vida nas estradas é importante. Mas num mundo em que temos travagem automática, Lane Assist, etc etc etc… Deveria existir uma atualização dos valores.


É que se os Alemães conseguem percorrer a sua Autobahn a 240 km/h, não me parece ‘parvo’ termos Portugueses a percorrer a A1 a 130 km/h.


Mas ao que tudo indica, a tendência é baixar dos 120 km/h para 100km/h? Sabia? 


https://www.leak.pt/combustiveis-limite-nas-autoestradas-e-de-120-km-h-porque/


Comentário do Wilson:

Reduzir o limite nas autoestradas para 100Km/h irá aumentar a sinistralidade e mortos pois os condutores acabarão por adormecer ao volante por andar tão devagar.


Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...