É muito provável, que com a atual crise no mundo dos combustíveis, esteja a equacionar trocar o seu confiável carro do dia a dia para um veículo eletrificado, seja este um carro híbrido (MHEV / PHEV), ou claro, um carro full elétrico. (Verdade seja dita, está muito provavelmente a considerar um híbrido, devido às ainda muitas limitações de infraestrutura no nosso pais)
O que claro está, levanta a questão dos carregamentos fora de casa!
Afinal de contas, enquanto carregar em casa continua a ser muito vantajoso para a grande maioria dos condutores, os carregamento fora de casa já são uma temática mais complicada, e na verdade, assustadora, que infelizmente poucos consumidores conhecem.
Assim, hoje vamos tentar explicar o que se está a passar no mundo dos carregamentos elétricos, nomeadamente na parte dos Híbridos Plug-In. Que infelizmente, deixaram de popular os carregadores espalhados por este país fora, devido aos preços proibitivos praticados pelas operadoras.
Combustíveis: Carregar um híbrido (PHEV) é um roubo!
carregar um híbrido
Portanto, no caso dos PHEV (Plugin-In Electric Vehicle), que são, atualmente, os híbridos mais desejados do mercado. Tudo devido ao facto de conseguirem oferecer uma certa autonomia 100% elétrica (hoje em dia, à volta de 50~80km), juntando a isto um motor a combustão para o resto da viagem (e em certos modelos, como o Golf GTE da imagem em cima, a capacidade de juntar as duas motorizações para um modo desportivo cheio de cavalos e binário)… O carregamento fora de casa é hoje em dia completamente proibitivo. (Salvo alguns postos mais antigos, e por isso, mais lentos).
Afinal de contas, como o modelo de carregamento atual na grande maioria dos postos é o pagamento por minuto, juntando claro, a taxa de ativação, impostos sobre o custo da eletricidade e preço de uso posto propriamente dito… O custo por Kw/h é simplesmente assustador, muitas vezes ultrapassando o 1€.
carregar um híbrido
Para ter a noção, este carregamento não enche a bateria do carro da imagem em cima, o Golf GTE que com uma bateria utilizável de 7.1 KW oferece mais ou menos 45KM de autonomia 100% elétrica.
Consegue imaginar ter de pagar 8€ para fazer qualquer coisa como 45KM? Mesmo ao preço atual da Gasolina ou do Gasóleo, mais vale ir meter combustível à bomba mais próxima.
Isto acontece porque os híbridos Plug-In carregam de forma lenta, normalmente entre os 3.7KW/h e os 7.4 KW/h. Assim, como a grande maioria dos postos mais recentes têm velocidades de carregamento a partir dos 22KW. O preço está tabelado de acordo com essa mesma velocidade, e por isso, acaba por não fazer sentido este tipo de carregamento num automóvel híbrido. Para ter a noção do sistema de carregamento atual (preçário), se tentar carregar um carro como o Golf GTE num carregador rápido como os que podemos encontrar nas estações de serviço da Autoestrada, o preço de carregamento destes mesmos 45KM de autonomia, podem chegar quase aos 20€.
Entretanto, tenho de dizer que estes preços são da app e cartão MIIO, que até há bem pouco tempo, era um dos melhores serviços de carregamento. Existem entidades mais baratas, como é o caso da EVIO. Mas a conclusão mantém-se… Carregar carros híbridos é neste momento um erro.
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