Avançar para o conteúdo principal

Tinta ultra-branca ajuda a baixar a temperatura e reduz necessidade de ar condicionado


Xiulin Ruan, a Purdue University professor of mechanical engineering, and his students have created the whitest paint on record. (Purdue University photo/John Underwood)


 Investigadores da Universidade de Purdue desenvolveram a tinta mais branca de sempre, que assegurou um recorde do Guinness, e que ajuda a reduzir as necessidades de utilização de ar condicionado


“Quando começamos este projeto há cerca de sete anos, tínhamos a poupança de energia e a luta contra as alterações climáticas na nossa mente”, assume Xiulin Ruan, professor que fez parte da equipa da Universidade de Purdue responsável pelo desenvolvimento da tinta mais branca de sempre. A tinta ultra-branca reduz (ou elimina completamente) a necessidade de se usar ar condicionado para manter a temperatura baixa. A tinta em questão reflete até 98,1% da luz solar recebida e reduz o calor infravermelho emitido.


A tinta consegue produzir um efeito de arrefecimento de 10kW num telhado com cerca de 92 metros quadrados, “mais do que os ares condicionados usados em muitos lares”, explica a equipa. As soluções disponíveis no mercado atualmente refletem até 90% da luz solar e não são capazes de arrefecer a superfície, lembra o Engadget. A equipa teve de encontrar o equilíbrio entre a brancura que podia ser aplicada na tinta e a sua capacidade de reflexão. O ‘truque’ foi conseguido com um elevado rácio de sulfato de bário, em diferentes tamanhos de partícula. A utilização de diferentes tamanhos ajuda a dividir melhor o espetro de luz e refletir, assim, mais luz.


O objetivo dos investigadores passa por colocar a tinta no mercado rapidamente, estando já a decorrer negociações para produzi-la em massa e a vender. Em algumas regiões, é fácil perceber que esta solução pode eliminar definitivamente o uso de ares condicionados, contribuindo para reduzir emissões poluentes e o consumo energético, além dos ganhos financeiros.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2021-09-20-tinta-ultra-branca-ajuda-a-baixar-a-temperatura-e-reduz-necessidade-de-ar-condicionado/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di