Avançar para o conteúdo principal

Tesla patenteia um limpa-para-brisas laser




 Quando se fala em inovação na indústria automóvel, a Tesla poderá ser sempre uma fabricante a mencionar. Afinal, as novidades que introduz, levando outras a seguir o exemplo, são sinais de vanguardismo. Desta vez, a fabricante de Elon Musk poderá trazer um elemento curioso.


Ao invés dos limpa-para-brisas comuns, a Tesla patenteou um que funciona através de laser.


Não há dúvidas que possam surgir aquando da associação da Tesla à inovação. Além da popularidade que conseguiu ir construindo para os carros elétricos, iniciou um difícil caminho ao lado da autonomia. Isto, porque os consumidores conheceram, com a Tesla, níveis de assistência ao condutor nunca experimentados num carro massificado.


À medida que vai crescendo, a Tesla não para pelo que já está feito e investe constantemente em Investigação e Desenvolvimento, por forma a potencializar a sua oferta e a levar os carros inteligentes mais longe.


Em 2019, a fabricante começou, alegadamente, a trabalhar numa ideia que previa a utilização de raios laser para eliminar os resíduos dos carros. Na altura, o pedido de patente descrevia o seguinte:


Um sistema de limpeza para um veículo inclui um conjunto de raios óticos que emite um raio laser para irradiar uma região sobre uma parte do vidro do veículo, circuito de deteção de detritos que deteta os detritos acumulados sobre a região, e circuito de controlo.


O circuito de controlo calibra um conjunto de parâmetros associados ao raio laser emitido pelo conjunto ótico do raio com base na deteção dos detritos acumulados sobre a região da parte do vidro, controla um nível de exposição do raio laser sobre os detritos acumulados com base na calibração do conjunto de parâmetros associados ao raio laser, em que o nível de exposição é controlado com base na pulsação do raio laser a uma taxa calibrada que limita a penetração do raio laser a uma profundidade inferior à espessura do vidro, e remove os detritos acumulados sobre a região do vidro utilizando o raio laser.


De acordo com a Electrek, dois anos após o pedido da patente para um limpa-para-brisas laser, o United States Patent and Trademark Office concedeu-a à Tesla. Oficialmente, é intitulada de ‘Limpeza a laser pulsada de resíduos acumulados nas partes do vidro em veículos e conjuntos fotovoltaicos’.


Tratando-se apenas de uma patente, não se sabe até que ponto este sistema de laser será efetivamente instalado num carro elétrico da Tesla. Aliás, a fabricante está também a desenvolver limpa-para-brisas eletromagnéticos que poderão ser mais facilmente executados.


https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-patenteia-um-limpa-para-brisas-laser/

Comentários

Notícias mais vistas:

"Somos os totós do clima!": Portugal suporta custos astronómicos com energias limpas para depois ficar dependente dos países mais poluidores da Terra

 Observatório da Indústria e Energia da SEDES exige a suspensão imediata do Plano Nacional de Energia e Clima “É um absurdo penalizar uma economia que apenas contribui com 0,12 % das emissões de CO2 a nível mundial, 1,5 % das emissões da União Europeia”, denuncia o Observatório de Energia, Inovação e Clima da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES).   Os dados do Atlas Global do Carbono mostram que Portugal já é um dos países menos poluidores do mundo desenvolvido. O ranking do CO2 é liderado pela China, com 31,58%. Sozinho, o gigante asiático é culpado por quase um terço do total de CO2 no planeta Terra. Os outros maiores cúmplices, com graus muito diferentes de responsabilidade, são Estados Unidos (14,01%), Índia (7,84%), Rússia (4,58%) e Japão (2,92%). Na União Europeia (UE), os campeões do CO2 são a Alemanha (1,84%) e a Itália (0,94%). Feitas as contas, a China multiplica por 263 as emissões portuguesas; e a Alemanha, que tem oito vezes a nossa po...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Feliz 45²

Feliz 45² 2025 = 45² é um "ano-quadrado-perfeito." É representado pelo quadrado da soma de todos os algarismos do sistema de numeração decimal: (0 + 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9)² = 2025. Representa, também, a soma dos cubos de todos os algarismos do sistema de numeração decimal: (0³ + 1³ + 2³ + 3³ + 4³ + 5³ + 6³ + 7³ + 8³ + 9³) = 2025. O último "ano-quadrado-perfeito" ocorreu em 1936 e depois de 2025 só vi em 2116. Feliz 2025, ou melhor Feliz 45² !!! 🙂