Avançar para o conteúdo principal

Primeira estrada que carrega os veículos elétricos enquanto circulam


Temos assistido a inúmeras tentativas que pretendem incentivar a compra de veículos elétricos. Tendo em conta a pegada carbónica inerente aos combustíveis fósseis, bem como a crescente consciência dessa realidade, é de prever que a massificação dos veículos elétricos seja um objetivo.

Assim sendo, Tel Aviv, em Israel, poderá ser a primeira cidade do mundo com uma estrada especialmente desenhada para recarregar os veículos elétricos enquanto estão em andamento.

Estrada elétrica para carregamento de veículos elétricos, em Tel Aviv.


Carregamento de veículos elétricos enquanto circulam

Em vários sítios do mundo têm sido criados incentivos e facilidades para quem adquire veículos elétricos. Isto, porque, ao contrário dos combustíveis fósseis, aqueles não constituem uma pegada carbónica tão elevada e, por isso, seria ideal massificar a sua circulação nas estradas.

Para isso, existem muitos países a aumentar a solução das estações de carregamento, sendo o passo mais óbvio. No entanto, Tel Aviv foi mais longe e está a lançar um projeto-piloto de tecnologia israelita futurista que prevê a eliminação dessas estações. Isto, porque criaram um método que carrega os veículos elétricos à medida que estes vão circulando na estrada.

Aliás, a câmara municipal de Tel Aviv anunciou que a cidade está num bom caminho para ser a primeira do mundo a implantar estas estradas inteligentes. Ou seja, será possível que os veículos elétricos carreguem enquanto estão em andamento, pela tecnologia presente debaixo do asfalto.

Estamos constantemente a trabalhar para reduzir a poluição atmosférica na cidade e o nosso plano de ação estratégico de preparação para as alterações climáticas colocou a luta contra a poluição no topo da agenda do município. Se o projeto tiver sucesso, avaliaremos […] a sua expansão para outras partes.

Disse Ron Huldai, Presidente da Câmara Municipal.

Poupança de tempo é uma das vantagens

O projeto está a ser concretizado em conjunto com a Electreon. Assim sendo, o protótipo pressupõe que sejam colocadas, sob o asfalto, bobinas de cobre, a fim de transferir energia da rede elétrica para a estrada.

Posteriormente, essa energia é transferida para os veículos elétricos que nelas circularem, uma vez que terão uns recetores instalados em baixo de si. Ademais, essa energia é diretamente enviada para o motor e bateria, enquanto os veículos estão em movimento, poupando bastante tempo aos condutores dos veículos elétricos.

Pese o facto de toda comunicação entre as unidades de gestão é efetuada través de um sistema de cloud.

Estrada elétrica para carregamento de veículos elétricos, em Tel Aviv.

Depois dos transportes públicos, outros veículos elétricos

Conforme informou a Câmara Municipal, os testes começarão dentro de alguns meses numa secção de carga com 600 metros, construída no percurso de dois quilómetros de autocarro entre a Estação Ferroviária da Universidade de Tel Aviv e o Terminal Klatzkin, em Ramat Aviv. Ademais, o veículo utilizado no teste será um autocarro elétrico equipado com uma bateria especial.

No caso de este teste funcionar, a cidade de Tel Aviv poderá ser a primeira no mundo a implementar uma tecnologia como esta. Mais, se for um sucesso, é possível que alarguem o acesso a outros meios de transporte, como de mercadorias, privados e autónomos.

A construção de estradas elétricas em Tel Aviv terá um grande impacto. Desde a melhoria da qualidade do ar para benefício dos residentes e visitantes, até à introdução de uma solução avançada de transporte para o mundo que coloca o Estado de Israel como líder mundial neste campo.

Disse a Câmara Municipal. 


Primeira estrada que carrega os veículos elétricos enquanto circulam - Pplware (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di