Avançar para o conteúdo principal

(Especial) Algumas fabricantes de SSDs estão a enganá-lo!



 Quando decide comprar um novo SSD para o seu PC principal, é muito provável que já vá com uma ideia bem definida da performance que poderá esperar da drive no seu dia-a-dia.


No entanto, se calhar vai com uma ideia bastante errada! Sabe porquê? Algumas fabricantes estão a mudar os chips de memória bem como os controladores do SSD depois da primeira remessa de produtos ter sido lançada e analisada pela imprensa… Para aumentar as margens de lucro, claro está.


Portanto, o muito reputado site Tom’s Hardware decidiu investigar o assunto, metendo a mão em 3 versões do mesmo SSD de várias fabricantes. Para ter noção da gravidade do assunto, temos casos em que a performance de cópia de ficheiros baixa 41% entre duas versões do mesmo SSD. Aliás, algumas revisões mais recentes nem são capazes de chegar à especificação de 3500/3000 MBps, como as revisões mais antigas.


Aliás, caso não saiba, a troca dos chips de memória de um SSD é uma prática cada vez mais normal no mercado. Mas agora, ainda mais grave que isto, é mesmo a troca do controlador destes chips… Algo que afeta seriamente a performance no dia-a-dia.


Num mundo perfeito, os componentes que dão vida a um produto, irão ser os mesmos durante todo o ciclo desse mesmo produto. No entanto, as coisas não funcionam assim, especialmente no caso de marcas que não produzem estes componentes. Ainda assim, temos de dizer que estas trocas nem sempre são negativas, visto que no passado a Samsung trocou alguns componentes do muito bem-sucedido 850 Evo, o que até resultou numa subida de performance. Mas regra geral, estas mudanças são quase sempre medidas de contenção de custos, o que claro está, tem um impacto na performance… Algo que muito provavelmente irá passar ao lado da grande maioria dos consumidores.


https://www.leak.pt/especial-algumas-fabricantes-de-ssds-estao-a-engana-lo/

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...