Avançar para o conteúdo principal

(Especial) Algumas fabricantes de SSDs estão a enganá-lo!



 Quando decide comprar um novo SSD para o seu PC principal, é muito provável que já vá com uma ideia bem definida da performance que poderá esperar da drive no seu dia-a-dia.


No entanto, se calhar vai com uma ideia bastante errada! Sabe porquê? Algumas fabricantes estão a mudar os chips de memória bem como os controladores do SSD depois da primeira remessa de produtos ter sido lançada e analisada pela imprensa… Para aumentar as margens de lucro, claro está.


Portanto, o muito reputado site Tom’s Hardware decidiu investigar o assunto, metendo a mão em 3 versões do mesmo SSD de várias fabricantes. Para ter noção da gravidade do assunto, temos casos em que a performance de cópia de ficheiros baixa 41% entre duas versões do mesmo SSD. Aliás, algumas revisões mais recentes nem são capazes de chegar à especificação de 3500/3000 MBps, como as revisões mais antigas.


Aliás, caso não saiba, a troca dos chips de memória de um SSD é uma prática cada vez mais normal no mercado. Mas agora, ainda mais grave que isto, é mesmo a troca do controlador destes chips… Algo que afeta seriamente a performance no dia-a-dia.


Num mundo perfeito, os componentes que dão vida a um produto, irão ser os mesmos durante todo o ciclo desse mesmo produto. No entanto, as coisas não funcionam assim, especialmente no caso de marcas que não produzem estes componentes. Ainda assim, temos de dizer que estas trocas nem sempre são negativas, visto que no passado a Samsung trocou alguns componentes do muito bem-sucedido 850 Evo, o que até resultou numa subida de performance. Mas regra geral, estas mudanças são quase sempre medidas de contenção de custos, o que claro está, tem um impacto na performance… Algo que muito provavelmente irá passar ao lado da grande maioria dos consumidores.


https://www.leak.pt/especial-algumas-fabricantes-de-ssds-estao-a-engana-lo/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...