Avançar para o conteúdo principal

O futuro das baterias: entrevista com Helena Braga

Desde 2014 que Maria Helena Braga investiga as futuras baterias de estado sólido que provavelmente a Tesla irá produzir em 2021 e agora ela fala de um novo tipo de bateria que se auto-carrega.


 A professora e investigadora Maria Helena Braga foi eleita Personalidade do Ano pelo trabalho que tem feito no desenvolvimento das baterias.


Após a cerimónia de entrega de prémios, que pode ver ou rever neste vídeo, estamos a publicar entrevistas com todos os distinguidos.


O Prémio Personalidade do Ano é a única distinção que não é decidida pela redação da Exame Informática, mas sim por um júri mas sim por um júri constituído pelo professor Arlindo Oliveira, professor José Tribolet, professor Pedro Veiga e, em representação da Exame Informática, Sérgio Magno.


Este ano, o júri decidiu, por unanimidade, atribuir esta distinção a Maria Helena Braga.


Fique a conhecer melhor o trabalho da Personalidade do Ano nesta entrevista:

https://videos.sapo.pt/u0SyJ4ZyfnscHZuz3Y5B?jwsource=cl


Declaração do júri

A descarbonização da economia é fundamental para o nosso futuro coletivo, não fosse o Aquecimento Global uma das maiores ameaças à humanidade. E para conseguirmos este objetivo temos de desenvolver tecnologia capaz de produzir, e muito importante, armazenar energia limpa. Isto porque, como é amplamente reconhecido, algumas das melhores fontes de energia renovável, com destaque para a solar e a eólica, estão longe de disponibilizar a energia sempre que dela precisamos.


Naturalmente, a tecnologia de armazenamento deve ser, também, sustentável. Com destaque para as baterias. Teremos de desenvolver baterias com maior densidade energética, para que, por exemplo, possam ser aplicadas em mais meios de transporte. Mas, também, baterias que suportem carregamentos mais rápidos e, sobretudo, mais económicas e capazes de funcionar durante muito tempo para reduzir os impactos negativos da produção.


Por tudo isto, este ano o júri resolveu atribuir o prémio personalidade do ano a uma investigadora que tem estado na linha da frente da investigação e desenvolvimento do que muitos consideram o santo graal das baterias: os eletrólitos sólidos.


A professora Maria Helena Braga começou a publicar o seu trabalho sobre a utilização de eletrólitos sólidos de vidro em 2014. Uma investigação que a levou a trabalhar com John B. Goodenough, o pai das baterias de iões de lítio, loureado com o prémio nobel da química em 2019.


Mas o trabalho desta investigadora não se ficou por aqui. Já este ano, a professora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desenvolveu uma bateria que, ao combinar “capacitância negativa e resistência negativa” na mesma célula, permite que esta se autocarregue, aumentando a energia armazenada, em oposição à degradação natural do processo eletroquímico que faz com que a energia armazenada diminua pela dissipação de calor.


Ou seja, a Professora Maria Helena Braga tem sido uma referência internacional em diferentes áreas do desenvolvimento das baterias, tecnologia com potencial para uma relativamente rápida aplicação comercial e industrial.


Um bom exemplo de como a ciência pode ser usada com uma aplicação prática com consequências positivas para a humanidade. E razões fortes para o júri ter decidido, por unanimidade, atribuir o Prémio Personalidade do Ano a Helena Braga.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/eventos/premios-os-melhores-as-maiores-do-portugal-tecnologico/2020-12-06-o-futuro-das-baterias-entrevista-com-helena-braga/

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...