Avançar para o conteúdo principal

Criptomoedas: Valor do mercado ultrapassa o marco de um bilião de dólares

Novo recorde da Bitcoin, acima dos 38.000 dólares, elevou a capitalização do mercado de criptomoedas para um valor histórico.


O mercado de criptomoedas global ultrapassou esta quinta-feira, pela primeira vez, a marca de um bilião de dólares (810 mil milhões de euros), depois de a Bitcoin ter ficado um novo máximo, acima dos 38.000 dólares.


A Bitcoin seguia a valer 38.498 dólares, às 14H25, segundo dados da Coinbase.


Segundo a corretora XTB, os mercados estão "otimistas sobre a crescente procura de investidores institucionais como MicroStrategy e MassMutual, que não esperaram muito para adicionar mais BTC aos balanços dos seus portfólios, apesar do seu alto valor de mercado".


A XTB aponta, adianta numa nota de análise divulgada esta quinta-feira, que a Bitcoin "ainda está a demonstrar sinais de sobrecompra" e que pode chegar aos 40.000 dólares. Caso o preço corrija em baixa, quebrando o nível de 34.739 dólares, "o movimento descendente pode acelerar em direção ao próximo suporte em 31.500", diz a corretora.


A moeda virtual mais valiosa do mundo tem batido recordes esta semana, depois de na segunda-feira ter registado a maior queda desde meados de março de 2020, afundando 17%.


A Bitcoin superou no final de novembro o seu recorde de há três anos e passou o marco dos 20.000 dólares pela primeira, em dezembro. Desde então, quase duplicou o seu valor. Em 2020, a Bitcoin quadruplicou a sua valorização no mercado.



Analistas têm apontado que a Bitcoin está a rivalizar com o ouro e a atrair investidores institucionais. Outros acreditam que a criptomoeda oferece uma proteção contra a fraqueza do dólar e o risco de inflação, numa altura em que os bancos centrais inundam o mundo com estímulos monetários e orçamentais.


O JPMorgan Chase prevê que a Bitcoin pode atingir os 146.000 dólares no longo prazo, à medida que concorre com o ouro.


A ascensão da Bitcoin coincidiu com uma das maiores crises económicas de sempre, provocada pelas medidas adotadas pela maioria dos governos, no âmbito da epidemia do novo coronavírus.


https://www.dinheirovivo.pt/bolsa/criptomoedas-valor-do-mercado-ultrapassa-o-marco-de-um-biliao-de-dolares--13204197.html

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...