Avançar para o conteúdo principal

Código da Estrada vai mudar: O que precisa saber

Projeto de decreto-lei do Governo prevê prevê a criação da carta de condução digital, aplicação móvel onde se poderá guardar os documentos do carro (registo de propriedade, certificado do seguro e ficha de inspeção), multas agravadas e normas para trotinetes.


A carta de condução e os documentos do veículo vão passar a digitais e os condutores deixam de ser obrigados a apresentar os respetivos documentos em formato físico.

Caso seja pedido pelas autoridades, além da carta de condução digital, será também possível mostrar o registo de propriedade, o certificado de seguro e a ficha de inspeção do automóvel através de uma aplicação no telemóvel.

E se não tiver telemóvel?

A apresentação dos documentos em suporte de papel continua a ser permitida – a carta de condução passa a ter um QR Code que vai permitir a sua leitura digital.

Há, no entanto, um cenário que pode dar mais trabalho ao condutor: se as autoridades não tiverem os equipamentos tecnológicos necessários para a leitura dos documentos, o condutor tem cinco dias para apresentar os comprovativos, em suporte físico, numa esquadra.

Multas e pontos da carta vão sofrer alterações?

Sim. Utilizar o telemóvel durante a condução, por exemplo, vai passar a ser uma infração equiparada à condução sob o efeito de álcool e a multa duplica: de €120 para €250 e de €600 para €1250 euros. Sem esquecer que o condutor neste caso poderá perder três pontos da carta de condução.

Caso o condutor decida aderir à morada digital, as multas serão enviadas por e-mail e terão um prazo para pagamento de 48 horas.

Trotinetas elétricas: o que muda?

Tudo dependerá da velocidade e da potência da trotinete: ficam proibidas de circular nas ciclovias todas as trotinetas e velocípedes elétricos que atinjam uma velocidade superior a 25 quilómetros por hora e tenham um motor com potência superior a 250 quilowatts.

A multa poderá variar entre os 60 e os 300 euros.

E o uso de capacete?

O uso de capacete para os condutores de trotinetas elétricas e de velocípedes deixará de ser obrigatório – não havendo portanto lugar a multas (atualmente entre os 60 e os 30 euros). 


https://automonitor.sapo.pt/2020/11/20/novidades/noticias/codigo-da-estrada-vai-mudar-o-que-precisa-saber-2/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di