Avançar para o conteúdo principal

Alces que lambem carros são um problema no Canadá

Multas pesadas para quem não conseguir afastar os Alces do seu carro.

O alerta de um dos parques naturais do Canadá parece hilariante, mas esconde um problema real: os alces são viciados em lamber a neve dos automóveis durante o inverno por causa da mistura da neve com o sal utilizado na limpeza do asfalto.

O tema ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias depois de uma partilha de um aviso em forma de alerta luminoso para que os condutores não deixem o seu carro ser lambido por alces, naquele que é um problema conhecido das autoridades canadianas.

https://twitter.com/_CLCampbell/status/1327766418109079557

Embora alguns vejam aquela circunstância como mais um momento de diversão para partilharem nas redes sociais – há quem admita ser um momento impressionante estar tão perto de um animal imponente –, há uma questão de segurança para os ocupantes do veículo e para o próprio animal, uma vez que o seu comportamento é sempre imprevisível.

Em entrevista à CBC Edmonton, Joe Urie, proprietário de uma companhia de passeios turísticos especializada nos parques naturais do Canadá, referiu que “o sal da estrada é como ‘crack’ [droga alucinogénia altamente viciante] para os alces”. Os animais terão percebido que a mistura presente nas carroçarias dos carros é mais saborosa, pelo que têm sido cada vez mais adeptos da prática de lamber os automóveis.

Para travar essa prática, os condutores devem tentar afastar os alces através de toques na buzina ou manterem-se em movimento caso vejam que o animal se desloca na sua direção, sob pena de sofrerem multas pesadas. 


https://www.motor24.pt/motores/alces-que-lambem-carros-sao-um-problema-no-canada/1498101/

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...