Avançar para o conteúdo principal

Radiotelescópio de Arecibo vai ser desmantelado

 Instalação icónica de observação espacial de Porto Rico está à beira do colapso e vai ser desmantelada para evitar perigos maiores



Com 57 anos e várias contribuições científicas relevantes, o radiotelescópio de Arecibo, Porto Rico, está perto do fim. A NSF, de National Science Foundation, anunciou a decisão de desmantelar a instalação, depois de duas quebras recentes nos cabos representarem um grau elevado de perigo. A estrutura sobreviveu a vários furacões e terramotos, mas está demasiado frágil para poder suportar obras de reparação sem colocar em perigo os trabalhadores e os construtores.


Ralph Gaume, da divisão de astronomia da NFS, confirma que os restantes instrumentos devem ser preservados, tal como o centro de visitantes. Os cabos que estão a suportar o radiotelescópio representam um risco também para as restantes estruturas envolventes, pelo que a plataforma de 900 toneladas, suspensa a 137 metros sobre o prato de 305 metros vai acabar por ser desmontada. “Uma desmontagem controlada dá-nos a hipótese de preservar os bens valiosos que o observatório tem”, explicou Gaume durante a conferência em que foi comunicada a decisão.


A ScienceMag avança que o plano para o desmantelamento controlado vai ser traçado nas próximas semanas e há a possibilidade de a plataforma ser libertada dos cabos com recurso a explosivos, deixando-a simplesmente cair.


O telescópio de Arecibo começou a ser usado na década de 1960 e, durante muito tempo, foi o principal instrumento na busca de mensagens extraterrestres. Agora, depois do Furacão Maria em 2017 e de várias ondas de choque depois do terramoto de dezembro de 2019, a estrutura começou a ceder.


Em agosto, um dos cabos acabou por soltar-se e danificar alguns instrumentos, riscando a superfície do telescópio. As equipas perceberam que este cabo apresentava cerca de dez outros fios partidos no exterior. Cada um destes cabos mede cerca de nove centímetros de espessura e é constituído por mais de 160 fios, pelo que a equipa acreditou que a estrutura ainda resistiria.


Mais recentemente, no início de novembro, o cabo acaba por partir-se definitivamente. Das cinco instituições envolvidas para avaliar a situação, três recomendam o desmantelamento controlado, trazendo para cima da mesa a hipótese de que, se um dos cabos principais cedeu, não é possível aferir a integridade dos restantes. “Agora, todos os cabos são suspeitos”, conclui Ashley Zauderer, diretora de programa do Observatório de Arecibo.


“Esta decisão não tem nada que ver com os méritos científicos de Arecibo. Está totalmente relacionada com segurança”, afirmou Gaume, complementando que está “confiante na resiliência da comunidade de astrofísicos” que vai agora ficar sem este importante meio.


Exame Informática | Radiotelescópio de Arecibo vai ser desmantelado (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...