Avançar para o conteúdo principal

Radiotelescópio de Arecibo vai ser desmantelado

 Instalação icónica de observação espacial de Porto Rico está à beira do colapso e vai ser desmantelada para evitar perigos maiores



Com 57 anos e várias contribuições científicas relevantes, o radiotelescópio de Arecibo, Porto Rico, está perto do fim. A NSF, de National Science Foundation, anunciou a decisão de desmantelar a instalação, depois de duas quebras recentes nos cabos representarem um grau elevado de perigo. A estrutura sobreviveu a vários furacões e terramotos, mas está demasiado frágil para poder suportar obras de reparação sem colocar em perigo os trabalhadores e os construtores.


Ralph Gaume, da divisão de astronomia da NFS, confirma que os restantes instrumentos devem ser preservados, tal como o centro de visitantes. Os cabos que estão a suportar o radiotelescópio representam um risco também para as restantes estruturas envolventes, pelo que a plataforma de 900 toneladas, suspensa a 137 metros sobre o prato de 305 metros vai acabar por ser desmontada. “Uma desmontagem controlada dá-nos a hipótese de preservar os bens valiosos que o observatório tem”, explicou Gaume durante a conferência em que foi comunicada a decisão.


A ScienceMag avança que o plano para o desmantelamento controlado vai ser traçado nas próximas semanas e há a possibilidade de a plataforma ser libertada dos cabos com recurso a explosivos, deixando-a simplesmente cair.


O telescópio de Arecibo começou a ser usado na década de 1960 e, durante muito tempo, foi o principal instrumento na busca de mensagens extraterrestres. Agora, depois do Furacão Maria em 2017 e de várias ondas de choque depois do terramoto de dezembro de 2019, a estrutura começou a ceder.


Em agosto, um dos cabos acabou por soltar-se e danificar alguns instrumentos, riscando a superfície do telescópio. As equipas perceberam que este cabo apresentava cerca de dez outros fios partidos no exterior. Cada um destes cabos mede cerca de nove centímetros de espessura e é constituído por mais de 160 fios, pelo que a equipa acreditou que a estrutura ainda resistiria.


Mais recentemente, no início de novembro, o cabo acaba por partir-se definitivamente. Das cinco instituições envolvidas para avaliar a situação, três recomendam o desmantelamento controlado, trazendo para cima da mesa a hipótese de que, se um dos cabos principais cedeu, não é possível aferir a integridade dos restantes. “Agora, todos os cabos são suspeitos”, conclui Ashley Zauderer, diretora de programa do Observatório de Arecibo.


“Esta decisão não tem nada que ver com os méritos científicos de Arecibo. Está totalmente relacionada com segurança”, afirmou Gaume, complementando que está “confiante na resiliência da comunidade de astrofísicos” que vai agora ficar sem este importante meio.


Exame Informática | Radiotelescópio de Arecibo vai ser desmantelado (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...