Avançar para o conteúdo principal

Gostava de ter uma autocaravana? Estes são os prós e os contras segundo o mundo magno

Gostava de ter uma autocaravana? Estes são os prós e os contras segundo o Mundo Magno

 Pelo menos entre os meus amigos e conhecidos, o sonho de ter uma autocaravana é provavelmente o sonho mais comum de todos. Na verdade, por um ou outro motivo, a maior parte acaba por nunca vir a ter uma, mas o sonho está sempre lá. Costumamos responder a muitas perguntas de quem pensa avançar para a compra de uma e, por isso, aqui estão alguns dos dilemas mais frequentes e a nossa opinião sobre eles.

A primeira decisão a tomar é se compensa comprar uma autocaravana ou se será melhor alugar uma quando for necessário. Desde logo porque as despesas não se cingem ao valor da compra. É necessário acrescentar o seguro, revisões, eventual estacionamento quando não está a ser usada, valor dos parques de campismo para quem aí prefere pernoitar ou quando é obrigatório, prever a necessidade de reparação de avarias, e aceitar a muito provável desvalorização ao longo dos anos.

A resposta mais curta para esta questão é que para a maior parte das pessoas compensa comprar quando o veículo será utilizado pelo menos durante 6 a 8 semanas por ano ou então na maioria dos fins de semana. Mas a resposta mais longa pode ser mais complexa. O autocaravanismo não passa apenas por uma conta aritmética sobre custos de hotéis versus custo de compra e manutenção de um veículo. Mais do que uma relação de custos/benefícios em termos estritamente económicos a vivência deste tipo de viagem passa mais por um estilo de vida. No nosso caso passa por gostarmos de sair sempre que podemos e nos apetece sem ter nada planeado e sem preocupações de reservas de alojamento e horas de chegada. Passa por gostarmos de ficar, legalmente, óbvio, em sítios inóspitos e acordar no meio do nada, e por podermos praticar alguns desportos de aventura que normalmente não têm alojamento por perto.

Tomada a decisão de comprar, uma das coisas mais difíceis de decidir, é que tipo de autocaravana adquirir. Até porque nem sempre maior é melhor e existem muitos fatores a ter em conta para escolher um veículo que efetivamente se adeque às necessidades de quem a compra.

Antes de mais existe muita confusão sobre o que é uma autocaravana. Por exemplo, na minha opinião, um veículo que não tenha casa de banho não é uma autocaravana. Entendo que tem de existir autonomia total para dormir, cozinhar e outras necessidades que exigem casa de banho para que seja uma autocaravana. Tudo o resto é outra coisa.


Existem quatro  : perfilada; capucino; integral ou camper.

tipos de autocaravana

tipos de autocaravana, créditos: Mundo Magno


Capucino:

 São boas para famílias numerosas por causa da cama extra sobre a área de condução e são normalmente mais baratas. Têm, no entanto, a desvantagem de consumirem mais cerca de 1,5 litro/100 do que as outras por causa da sua forma menos aerodinâmica.


Perfilada:

 É provavelmente a mais usada atualmente. São espaçosas e consomem comparavelmente pouco. É o modelo que temos atualmente (por pouco tempo pois vamos trocar) e a nossa tem a vantagem extra de ter, além da cama traseira e da que se monta à frente na zona da mesa, uma cama de casal “pavilhão” na zona da frente que baixa quando é necessário não ocupando espaço durante o dia.


Integral:

 Considerada por muitos a autocaravana de sonho por ser em regra a mais espaçosa e luxuosa de todas. Tem a vantagem do espaço e do conforto mas tem também a desvantagem do imenso espaço que ocupa que torna extremamente difícil a sua utilização em visitas a cidades ou montanhas. É mais utilizada por casais mais seniores que viajam com mais tempo disponível e ficam essencialmente em parques de campismo.


Camper:

 É a favorita dos casais e famílias pequenas que viajam em modo mais dinâmico e de aventura. Existem vários modelos, incluindo 4x4, com uma cama ou com beliche, ou ainda com cama pop-up e, em regra, têm tudo o que as outras têm mas em modo mais compacto o que traz a desvantagem de menos espaço para se movimentar e guardar coisas, mas a vantagem de serem mais fáceis de estacionar, ágeis e discretas.


Ou seja, em resumo, ou se tem mais espaço ou se tem maior mobilidade. E cada um terá de ver o que lhe faz mais falta e encontrar o veículo que lhe dê o maior equilíbrio entre o que realmente precisa e o que lhe dá jeito mas pode ficar para segundo plano.

Por fim, e não menos importante, não passem para a compra sem antes alugar ou pedir emprestado, se tiverem essa possibilidade, um veículo parecido com o que vão comprar. Ou, no mínimo, experimentarem uma qualquer autocaravana antes de comprar. A verdade é que a vida de campista não é talhada para toda a gente e o aparente glamour que se vê por esses feeds fora, com fotos de pessoas sentadas no cimo de autocaravanas ao por do sol, é só mesmo aparente. Não se esqueçam que há sanitas e depósitos para despejar, um espaço apertado para partilhar, água para banhos e cozinha para gerir e por vezes racionar, cabeças a bater em tetos baixos e lixo e terra que parecem miraculosamente nascer lá dentro. Mas, se experimentarem e realmente sentirem que nasceram para esta vida de “vandongo”, como diz um amigo meu, não existirá lugar onde se sintam melhor do que a acordar sobre quatro rodas e será na certa o melhor investimento que alguma vez farão.

https://viagens.sapo.pt/planear/dicas/artigos/143357

Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...