Avançar para o conteúdo principal

Oceanbird: consórcio sueco revela novo transportador eólico de automóveis

Oceanbird: consórcio sueco revela novo transportador eólico de automóveis

 Um consórcio sueco revelou um navio transportador eólico de automóveis, com capacidade para milhares de veículos. Além disso, reduz as emissões em até 90%, sendo, assim, exponencialmente mais sustentável.


O projeto transportará carros através do Oceano Atlântico.

Oceanbird: consórcio sueco revela novo transportador eólico de automóveis


Pelo Oceano Atlântico movido pelo vento

Concebido como parte de um projeto sueco de colaboração, o transportador eólico de automóveis possui dois nomes: Oceanbird e wind-Powered Car Carrier (wPCC). Aliás, foi projetado e construído sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, em conjunto com a empresa de consultoria marítima SSPA e do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo.


O projeto do consórcio sueco, considerado pela Wallenius Marine como o maior navio à vela do mundo, promete iniciar uma nova Era da vela. Aliás, o transportador eólico de automóveis pretende atravessar o Oceano Atlântico com cerca de 6 mil carros e, ainda, reduzir as emissões em até 90%.


Conforme explicado, foi realizado, no início deste ano, um teste marítimo, recorrendo a um modelo mais pequeno do Oceanbird. Nessa altura, experimentaram a inclinação do navio, bem como todo a parte do motor e os lemes. Assim sendo, o projeto está em curso para desbravar mares antes do final de 2024.


Oceanbird navegará com 90% menos emissões

Além de se mover através da energia recolhida do vento, o transportador eólico de automóveis possui cinco velas, semelhantes a uma asa de avião. Ademais, uma travessia transatlântica levará cerca de 12 dias, enquanto que um navio com carga convencional leva cerca de sete.


Com aproximadamente 200 metros de comprimento e 40 metros de largura, o Oceanbird atingirá uma altura de 100 metros. Ou seja, o dobro da altura do navio mais alto existente, até agora.


Alegadamente, o transportador eólico de automóveis consumirá muito menos combustível fóssil que os navios convencionais. Isto, porque, hoje em dia, a frota mundial de cerca de 450 transportadoras de automóveis utiliza uma média de 40 toneladas de combustível fóssil, por dia.


É um projeto tecnicamente desafiante. […] É uma mistura de tecnologia aeronáutica e de construção naval.


Revelaram os promotores da Wallenius Marine.


Apoiado por um investimento feito pela Swedish Transport Administration, o Oceanbird pode ser o espoletar de um novo capítulo de um possível historial de sustentabilidade da indústria naval.


https://pplware.sapo.pt/planeta/oceanbird-consorcio-sueco-revela-novo-transportador-eolico-de-automoveis/

Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...