Um consórcio sueco revelou um navio transportador eólico de automóveis, com capacidade para milhares de veículos. Além disso, reduz as emissões em até 90%, sendo, assim, exponencialmente mais sustentável.
O projeto transportará carros através do Oceano Atlântico.
Oceanbird: consórcio sueco revela novo transportador eólico de automóveis
Pelo Oceano Atlântico movido pelo vento
Concebido como parte de um projeto sueco de colaboração, o transportador eólico de automóveis possui dois nomes: Oceanbird e wind-Powered Car Carrier (wPCC). Aliás, foi projetado e construído sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, em conjunto com a empresa de consultoria marítima SSPA e do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo.
O projeto do consórcio sueco, considerado pela Wallenius Marine como o maior navio à vela do mundo, promete iniciar uma nova Era da vela. Aliás, o transportador eólico de automóveis pretende atravessar o Oceano Atlântico com cerca de 6 mil carros e, ainda, reduzir as emissões em até 90%.
Conforme explicado, foi realizado, no início deste ano, um teste marítimo, recorrendo a um modelo mais pequeno do Oceanbird. Nessa altura, experimentaram a inclinação do navio, bem como todo a parte do motor e os lemes. Assim sendo, o projeto está em curso para desbravar mares antes do final de 2024.
Oceanbird navegará com 90% menos emissões
Além de se mover através da energia recolhida do vento, o transportador eólico de automóveis possui cinco velas, semelhantes a uma asa de avião. Ademais, uma travessia transatlântica levará cerca de 12 dias, enquanto que um navio com carga convencional leva cerca de sete.
Com aproximadamente 200 metros de comprimento e 40 metros de largura, o Oceanbird atingirá uma altura de 100 metros. Ou seja, o dobro da altura do navio mais alto existente, até agora.
Alegadamente, o transportador eólico de automóveis consumirá muito menos combustível fóssil que os navios convencionais. Isto, porque, hoje em dia, a frota mundial de cerca de 450 transportadoras de automóveis utiliza uma média de 40 toneladas de combustível fóssil, por dia.
É um projeto tecnicamente desafiante. […] É uma mistura de tecnologia aeronáutica e de construção naval.
Revelaram os promotores da Wallenius Marine.
Apoiado por um investimento feito pela Swedish Transport Administration, o Oceanbird pode ser o espoletar de um novo capítulo de um possível historial de sustentabilidade da indústria naval.
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