Avançar para o conteúdo principal

Oceanbird: consórcio sueco revela novo transportador eólico de automóveis

Oceanbird: consórcio sueco revela novo transportador eólico de automóveis

 Um consórcio sueco revelou um navio transportador eólico de automóveis, com capacidade para milhares de veículos. Além disso, reduz as emissões em até 90%, sendo, assim, exponencialmente mais sustentável.


O projeto transportará carros através do Oceano Atlântico.

Oceanbird: consórcio sueco revela novo transportador eólico de automóveis


Pelo Oceano Atlântico movido pelo vento

Concebido como parte de um projeto sueco de colaboração, o transportador eólico de automóveis possui dois nomes: Oceanbird e wind-Powered Car Carrier (wPCC). Aliás, foi projetado e construído sob a liderança da empresa de design Wallenius Marine, em conjunto com a empresa de consultoria marítima SSPA e do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo.


O projeto do consórcio sueco, considerado pela Wallenius Marine como o maior navio à vela do mundo, promete iniciar uma nova Era da vela. Aliás, o transportador eólico de automóveis pretende atravessar o Oceano Atlântico com cerca de 6 mil carros e, ainda, reduzir as emissões em até 90%.


Conforme explicado, foi realizado, no início deste ano, um teste marítimo, recorrendo a um modelo mais pequeno do Oceanbird. Nessa altura, experimentaram a inclinação do navio, bem como todo a parte do motor e os lemes. Assim sendo, o projeto está em curso para desbravar mares antes do final de 2024.


Oceanbird navegará com 90% menos emissões

Além de se mover através da energia recolhida do vento, o transportador eólico de automóveis possui cinco velas, semelhantes a uma asa de avião. Ademais, uma travessia transatlântica levará cerca de 12 dias, enquanto que um navio com carga convencional leva cerca de sete.


Com aproximadamente 200 metros de comprimento e 40 metros de largura, o Oceanbird atingirá uma altura de 100 metros. Ou seja, o dobro da altura do navio mais alto existente, até agora.


Alegadamente, o transportador eólico de automóveis consumirá muito menos combustível fóssil que os navios convencionais. Isto, porque, hoje em dia, a frota mundial de cerca de 450 transportadoras de automóveis utiliza uma média de 40 toneladas de combustível fóssil, por dia.


É um projeto tecnicamente desafiante. […] É uma mistura de tecnologia aeronáutica e de construção naval.


Revelaram os promotores da Wallenius Marine.


Apoiado por um investimento feito pela Swedish Transport Administration, o Oceanbird pode ser o espoletar de um novo capítulo de um possível historial de sustentabilidade da indústria naval.


https://pplware.sapo.pt/planeta/oceanbird-consorcio-sueco-revela-novo-transportador-eolico-de-automoveis/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...