Avançar para o conteúdo principal

SuperBattery. A bateria que carrega em segundos


 Capaz de suportar centenas de milhar de ciclos de carga e de ser recarregada em apenas 15 segundos, a SuperBattery promete revolucionar os carros elétricos.

Desenvolvida pela Skeleton Technologies em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, a SuperBattery promete resolver três dos principais “defeitos” dos carros elétricos: o longo tempo de carregamento, a degradação das baterias e o receio de ficar sem bateria.

Aproveitando a sua experiência no campo do armazenamento de energia em ultracapacitores (ou supercapacitores) à base de grafeno, a Skeleton Technologies desenvolveu a SuperBattery, uma bateria que, de acordo com os seus criadores recarrega em… 15 segundos!

Ainda segundo a Skeleton Technologies, esta inovadora bateria suporta centenas de milhar de ciclos de carregamento sem se degradar. Por divulgar ficou a capacidade da bateria que é possível recarregar em tão pouco tempo.


Carga da bateria

Em teoria, ao usar a tecnologia dos ultracapacitores a SuperBattery deverá permitir carregamentos bem mais rápidos do que aqueles a que estamos habituados.


Já está patenteada

Na base das fantásticas capacidades da SuperBattery está, segundo avança a Skeleton Technologies, o uso de carbono grafeno curvo, um material patenteado pela empresa da Estónia que permite migrar a elevada capacidade de armazenamento e a longevidade dos ultracapacitores a uma bateria de grafeno.

Para teres noção da importância dos ultracapacitores no futuro dos automóveis elétricos, ainda recentemente a Tesla comprou a Maxwell Technologies, que se dedica à produção de… ultracapacitores.

Segundo Taavi Madiberk, CEO de Skeleton Technologies: “A cooperação entre as empresas europeias de armazenamento de energia é fundamental para que a UE seja um líder global neste campo. Estamos muito satisfeitos por ter assinado o acordo de desenvolvimento da SuperBattery com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe e combinar forças para trazer ao mercado uma tecnologia que vai tornar obsoletas as soluções existentes”.


Gama Tesla

Ao que parece também a Tesla entrou na “guerra” dos ultracapacitores.

Apesar de a Skeleton Technologies afirmar que a SuperBattery já captou a atenção e interesse de várias empresas do setor automóvel, a empresa estónia não avança com um prazo de tempo no qual poderemos ver esta tecnologia aplicada em automóveis elétricos.

https://www.razaoautomovel.com/2020/09/supperbattery-bateria-carrega-segundos

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di