Avançar para o conteúdo principal

Carro voador japonês já voa e está mais próximo da venda

 Há vários carros voadores em adiantada fase de testes, mas este é um dos mais pequenos e promete ser dos mais acessíveis. Voou sem problemas e está mais próximo de iniciar a fase da comercialização.

O Named SD-03 é o protótipo da Sky Drive que, em plena pandemia, demonstrou ser capaz de voar de forma controlada e segura. Estará à venda dentro de três anos e promete ser um dos mais acessíveis

A Sky Drive Inc é uma empresa japonesa que nem a pandemia impediu de continuar a avançar com o seu projecto de carro voador. Com aterragem e descolagem vertical, o Named SD-03 descolou, voou sobre uma área relativamente reduzida dentro do centro de testes da Toyota, para depois aterrar de novo, na maior segurança. Não foi muito, mas foi a primeira demonstração pública do drone capaz de transportar pessoas.

Fundada há cerca de dois anos, a Sky Drive pretende ser a primeira empresa nipónica a colocar no mercado um veículo habitualmente denominado carro voador, apesar de as semelhanças com um automóvel não serem grandes – a começar pela ausência de rodas. O objectivo é criar uma forma de deslocação urbana ou semi-urbana mais rápida, não poluente e sem os constrangimentos do trânsito, especialmente às horas de ponta. Tomohiro Fukuzawa, o CEO da companhia, confessou estar “muito animado com mais esta evolução”, que prova que é possível conceber um veículo deste tipo que seja simultaneamente seguro, barato e eficaz, capaz de aterrar e descolar num espaço equivalente ao ocupado por dois veículos.

O objectivo da Sky Drive é, assim que o protótipo estiver desenvolvido e funcional, fazer evoluir o design para uma solução mais sofisticada e futurista 4 fotos

Para que todas estas promessas se tornem realidade, à Sky Drive falta ainda um conjunto de autorizações que permitam a este tipo de veículos operarem livremente. Idealizar um futuro em que os carros voadores cruzam o céu das cidades necessita de regras, muito mais restritivas do que as que regulamentam o trânsito automóvel. O mínimo embate, a 100 ou a 1000 metros de altitude, rapidamente se pode transformar num acidente com um número significativo de vítimas. Daí que a tecnologia de ajuda ao piloto seja fundamental e tudo terá de estar pronto até 2023, quando este veículo e os seus concorrentes puderem ser comercializados. O preço será competitivo, diz a companhia, mas só o revelará mais tarde.

https://observador.pt/2020/09/13/carro-voador-japones-ja-voa-e-esta-mais-proximo-da-venda/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di