Avançar para o conteúdo principal

China “esmaga” formiga de Jack Ma e põe fim ao maior IPO do mundo

Jack Ma (Alibaba)

Num comunicado, a bolsa de Xangai anunciou que a entrada do Ant Group foi suspensa por questões regulatórias. Pouco depois, a empresa informou que também o IPO de Hong Kong foi cancelado.


Numa decisão inesperada, os reguladores chineses impediram a oferta pública inicial (IPO) do Ant Group de Jack Ma, que pretendia vender 35 mil milhões de dólares em ações, naquela que se converteria na maior operação do género no mundo.

De acordo com um comunicado citado pela Bloomberg, a bolsa de Xangai suspendeu a entrada do grupo devido a questões regulatórias. Depois deste anúncio, o Ant Group informou que também a entrada na bolsa de Hong Kong foi suspensa, pelo que a estreia da fintech, esperada para esta quinta-feira, já não deverá realizar-se.


Esta suspensão acontece depois de os reguladores da China terem alertado que a empresa de Jack Ma enfrenta um escrutínio cada vez maior e que estará sujeita às mesmas restrições de capital e alavancagem que os bancos.


De acordo com a Bloomberg, Ma, o bilionário cofundador do Ant, foi convocado para uma rara reunião conjunta na segunda-feira com o banco central do país e três outros importantes reguladores financeiros. No fim do encontro, o grupo informou que irá "implementar as opiniões da reunião em profundidade" e seguir as diretrizes que incluem inovação estável e o serviço à economia real.


"É definitivamente surpreendente", disse à Bloomberg Mike Bailey, diretor de research da FBB Capital Partners. "Se houver algo estranho a acontecer no lado macro para os mercados financeiros da China ou na empresa, isso seria preocupante. Seria, por exemplo, como se tivéssemos algum problema com a Amazon. Eu veria isso como um problema significativo para eles. E é algo que pode ter reflexos nos mercados globais".


O duplo IPO em Xangai e Hong Kong havia atraído ordens de investidores individuais de pelo menos 3 biliões de dólares e atribuiria à empresa um valor de mercado de 315 mil milhões de dólares, superior ao do JPMorgan Chase e quatro vezes maior do que o do Goldman Sachs Group. 


https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/china-esmaga-formiga-de-jack-ma-e-poe-fim-ao-maior-ipo-do-mundo


Comentário do Wilson:

Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões,  esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

Comentários

  1. Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões, esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...