Avançar para o conteúdo principal

China “esmaga” formiga de Jack Ma e põe fim ao maior IPO do mundo

Jack Ma (Alibaba)

Num comunicado, a bolsa de Xangai anunciou que a entrada do Ant Group foi suspensa por questões regulatórias. Pouco depois, a empresa informou que também o IPO de Hong Kong foi cancelado.


Numa decisão inesperada, os reguladores chineses impediram a oferta pública inicial (IPO) do Ant Group de Jack Ma, que pretendia vender 35 mil milhões de dólares em ações, naquela que se converteria na maior operação do género no mundo.

De acordo com um comunicado citado pela Bloomberg, a bolsa de Xangai suspendeu a entrada do grupo devido a questões regulatórias. Depois deste anúncio, o Ant Group informou que também a entrada na bolsa de Hong Kong foi suspensa, pelo que a estreia da fintech, esperada para esta quinta-feira, já não deverá realizar-se.


Esta suspensão acontece depois de os reguladores da China terem alertado que a empresa de Jack Ma enfrenta um escrutínio cada vez maior e que estará sujeita às mesmas restrições de capital e alavancagem que os bancos.


De acordo com a Bloomberg, Ma, o bilionário cofundador do Ant, foi convocado para uma rara reunião conjunta na segunda-feira com o banco central do país e três outros importantes reguladores financeiros. No fim do encontro, o grupo informou que irá "implementar as opiniões da reunião em profundidade" e seguir as diretrizes que incluem inovação estável e o serviço à economia real.


"É definitivamente surpreendente", disse à Bloomberg Mike Bailey, diretor de research da FBB Capital Partners. "Se houver algo estranho a acontecer no lado macro para os mercados financeiros da China ou na empresa, isso seria preocupante. Seria, por exemplo, como se tivéssemos algum problema com a Amazon. Eu veria isso como um problema significativo para eles. E é algo que pode ter reflexos nos mercados globais".


O duplo IPO em Xangai e Hong Kong havia atraído ordens de investidores individuais de pelo menos 3 biliões de dólares e atribuiria à empresa um valor de mercado de 315 mil milhões de dólares, superior ao do JPMorgan Chase e quatro vezes maior do que o do Goldman Sachs Group. 


https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/china-esmaga-formiga-de-jack-ma-e-poe-fim-ao-maior-ipo-do-mundo


Comentário do Wilson:

Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões,  esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

Comentários

  1. Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões, esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...