Avançar para o conteúdo principal

China “esmaga” formiga de Jack Ma e põe fim ao maior IPO do mundo

Jack Ma (Alibaba)

Num comunicado, a bolsa de Xangai anunciou que a entrada do Ant Group foi suspensa por questões regulatórias. Pouco depois, a empresa informou que também o IPO de Hong Kong foi cancelado.


Numa decisão inesperada, os reguladores chineses impediram a oferta pública inicial (IPO) do Ant Group de Jack Ma, que pretendia vender 35 mil milhões de dólares em ações, naquela que se converteria na maior operação do género no mundo.

De acordo com um comunicado citado pela Bloomberg, a bolsa de Xangai suspendeu a entrada do grupo devido a questões regulatórias. Depois deste anúncio, o Ant Group informou que também a entrada na bolsa de Hong Kong foi suspensa, pelo que a estreia da fintech, esperada para esta quinta-feira, já não deverá realizar-se.


Esta suspensão acontece depois de os reguladores da China terem alertado que a empresa de Jack Ma enfrenta um escrutínio cada vez maior e que estará sujeita às mesmas restrições de capital e alavancagem que os bancos.


De acordo com a Bloomberg, Ma, o bilionário cofundador do Ant, foi convocado para uma rara reunião conjunta na segunda-feira com o banco central do país e três outros importantes reguladores financeiros. No fim do encontro, o grupo informou que irá "implementar as opiniões da reunião em profundidade" e seguir as diretrizes que incluem inovação estável e o serviço à economia real.


"É definitivamente surpreendente", disse à Bloomberg Mike Bailey, diretor de research da FBB Capital Partners. "Se houver algo estranho a acontecer no lado macro para os mercados financeiros da China ou na empresa, isso seria preocupante. Seria, por exemplo, como se tivéssemos algum problema com a Amazon. Eu veria isso como um problema significativo para eles. E é algo que pode ter reflexos nos mercados globais".


O duplo IPO em Xangai e Hong Kong havia atraído ordens de investidores individuais de pelo menos 3 biliões de dólares e atribuiria à empresa um valor de mercado de 315 mil milhões de dólares, superior ao do JPMorgan Chase e quatro vezes maior do que o do Goldman Sachs Group. 


https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/china-esmaga-formiga-de-jack-ma-e-poe-fim-ao-maior-ipo-do-mundo


Comentário do Wilson:

Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões,  esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

Comentários

  1. Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões, esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di