Avançar para o conteúdo principal

China “esmaga” formiga de Jack Ma e põe fim ao maior IPO do mundo

Jack Ma (Alibaba)

Num comunicado, a bolsa de Xangai anunciou que a entrada do Ant Group foi suspensa por questões regulatórias. Pouco depois, a empresa informou que também o IPO de Hong Kong foi cancelado.


Numa decisão inesperada, os reguladores chineses impediram a oferta pública inicial (IPO) do Ant Group de Jack Ma, que pretendia vender 35 mil milhões de dólares em ações, naquela que se converteria na maior operação do género no mundo.

De acordo com um comunicado citado pela Bloomberg, a bolsa de Xangai suspendeu a entrada do grupo devido a questões regulatórias. Depois deste anúncio, o Ant Group informou que também a entrada na bolsa de Hong Kong foi suspensa, pelo que a estreia da fintech, esperada para esta quinta-feira, já não deverá realizar-se.


Esta suspensão acontece depois de os reguladores da China terem alertado que a empresa de Jack Ma enfrenta um escrutínio cada vez maior e que estará sujeita às mesmas restrições de capital e alavancagem que os bancos.


De acordo com a Bloomberg, Ma, o bilionário cofundador do Ant, foi convocado para uma rara reunião conjunta na segunda-feira com o banco central do país e três outros importantes reguladores financeiros. No fim do encontro, o grupo informou que irá "implementar as opiniões da reunião em profundidade" e seguir as diretrizes que incluem inovação estável e o serviço à economia real.


"É definitivamente surpreendente", disse à Bloomberg Mike Bailey, diretor de research da FBB Capital Partners. "Se houver algo estranho a acontecer no lado macro para os mercados financeiros da China ou na empresa, isso seria preocupante. Seria, por exemplo, como se tivéssemos algum problema com a Amazon. Eu veria isso como um problema significativo para eles. E é algo que pode ter reflexos nos mercados globais".


O duplo IPO em Xangai e Hong Kong havia atraído ordens de investidores individuais de pelo menos 3 biliões de dólares e atribuiria à empresa um valor de mercado de 315 mil milhões de dólares, superior ao do JPMorgan Chase e quatro vezes maior do que o do Goldman Sachs Group. 


https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/china-esmaga-formiga-de-jack-ma-e-poe-fim-ao-maior-ipo-do-mundo


Comentário do Wilson:

Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões,  esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

Comentários

  1. Jack Ma criou a Alibabá mas esqueceu-se dos 40 ladrões, esqueceu-se que a China é comunista e não apenas capitalista. Tal como na Rússia de Putin, na Turquia de Erdogan ou na Venezuela de Maduro não pode ser crítico do governo e querer crescer empresarialmente messe mesmo pais. Nas dictaduras nunca há liberdade de expressão e qualquer crítica paga-se bem caro mais cedo do que tarde.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...