Portugal em 1974 não devia um cêntimo e tinha uma das maiores reservas de ouro do mundo, ao contrário de hoje?
A frase:
Portugal em 1974 não devia um cêntimo e possuía uma das maiores reservas de ouro do mundo! E hoje?
A verdade é que em 1974, apesar da guerra colonial que aumentou muito a dívida esta situava-se em apenas 13.5% do PIB, hoje ultrapassa os 100%.
Antes do governo de Sócrates e após 2 resgates do FMI a dívida aumentou para 60% devido essencialmente à instabilidade política que se viveu em Portugal desde o 25 de Abril até o governo de Mário Soares e Cavaco Silva que finalmente colocou o país na bom caminho convergindo pela primeira vez com a Europa. (Mário Soares foi o Passos Coelho/Paulo Portas da altura e Cavaco Silva continuou o bom trabalho de Mário Soares).
No governo de Sócrates e sem qualquer guerra tivemos o pior desempenho de sempre onde duplicamos a dívida até os 120% e tivemos que chamar a Troika.
Quanto ao Ouro a afirmação é totalmente verdadeira, na altura tínhamos 865,94 toneladas e éramos o 8º país com maiores reservas do mundo, agora temos 382,5 toneladas e descemos para o 14º lugar.
Fonte:
https://observador.pt/factchecks/portugal-em-1974-nao-devia-um-centimo-e-tinha-uma-das-maiores-reservas-de-ouro-do-mundo-ao-contrario-de-hoje/
Comentários
Enviar um comentário