Avançar para o conteúdo principal

Maioria dos casos ligeiros de Covid-19 criam imunidade, mas...


Estima-se que 98,7% dos indivíduos que contraíram o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, e que manifestaram sintomas ligeiros geraram anticorpos que os deixaram imunizados durante os meses seguintes, segundo um vasto estudo realizado em vários países.

Os dados apurados indicam que quem teve sintomas de Covid-19 mas não chegou a ser hospitalizado pode regressar à sua vida normal sem correr o risco de contrair novamente a infeção e contagiar quem o rodeia, informa o médico patologista Carlos Cordón-Cardó, diretor dos hospitais Mount Sinai na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Mas, e infelizmente, o tempo que dura a imunidade ainda permanece uma incógnita.

A descoberta veio ao de cima graças ao novo teste de deteção de anticorpos contra o SARS-CoV-2 criado por investigadores do Mount Sinai e que já recebeu a aprovação da Agência de Alimentos e Fármacos dos EUA (FDA).

O teste inovador revelou ser mais eficaz comparativamente a outros formulados até ao momento, com o intuito de identificar possíveis anticorpos contra o novo coronavírus. Adicionalmente, não só revela a existência (ou não) de anticorpos como a quantidade dos mesmos presentes no organismo.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores examinaram 1.343 voluntários que haviam sofrido de Covid-19 desde o ínicio de fevereiro. Quase todos haviam experienciado sintomas ligeiros a moderados, sendo que apenas 3% haviam sido hospitalizados e atendidos nas urgências de Mount Sinai. Entretanto, 624 dos voluntários haviam sido diagnosticados com a doença por meio de um PCR.

Numa primeira ronda de testes realizados no final do mês de março, 82% indivíduos registavam um índice elevado de anticorpos do tipo IgG contra o SARS-CoV-2. Já relativamente, aos participantes que não tinham anticorpos ou somente uma pequena quantidade foi realizado um teste adicional duas semanas depois. Entre os que realizaram esse segundo teste, a quantidade de anticorpos havia aumentado em cerca de 89%.

"O que estamos a ver é que esta resposta imunitária tarda várias semanas a formar-se. À medida que o tempo passa, torna-se mais forte", afirmou Cordón-Cardó.

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1476752/maioria-dos-casos-ligeiros-de-covid-19-criam-imunidade-mas

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di