Laboratório está a testar o fármaco que pode diminuir o tempo de recuperação da doença para os infetados e oferecer imunidade.
Um laboratório chinês acredita ter encontrado um medicamento capaz de parar a pandemia de covid-19 sem que seja necessário uma vacina.
O fármaco ainda se encontra a ser testado mas os cientistas acreditam que pode reduzir o tempo de recuperação da doença para quem está infetado e oferecer imunidade, ainda que temporária, ao vírus.
Segundo Sunney Xie, diretor do Centro de Inovação Avançada de Genómica da Universidade de Pequim, à agência AFP, o medicamento foi bem sucedido na fase de testes em animais.
"Quando injetamos anticorpos neutralizantes em ratos infetados, após cinco dias a carga viral foi reduzida num fator de 2.500", disse Xie. Ou seja, segundo o investigador, o fármaco tem efeito terapêutico.
O medicamento usa anticorpos neutralizantes - produzidos pelo sistema imunológico humano para impedir que o vírus infete as células - que a equipa de Xie isolou do sangue de 60 pacientes recuperados.
Um estudo sobre a investigação da equipa, publicado domingo na revista científica Cell, sugere que o uso dos anticorpos -ao qual o fármaco recorre - fornece uma "cura" potencial para a doença e reduz o tempo de recuperação.
Xie confirmou que a sua equipa trabalha "dia e noite" à procura o anticorpo e afirmou esperar que este medicamento esteja pronto para uso ainda este ano e a tempo de qualquer possível surto do vírus no inverno.
https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/cientistas-acreditam-ter-encontrado-medicamento-que-pode-parar-pandemia-sem-a-vacina
Comentários
Enviar um comentário