Avançar para o conteúdo principal

Planeta Nove pode ser, na verdade, um buraco negro primordial


De um lado, a dupla Batygin e Brown, do Time Planeta Nove, até agora à frente do placar; do outro ldado, Scholtz e Unwin, do Time Buraco Negro Primordial, que, em um lance sensacional, mudou os rumos da partida. Quem ganhará a disputa para saber o que distorce as órbitas do que está além de Netuno?

Os astrônomos Jakub Scholtz, da Universidade de Durham, e James Unwin, da Universidade de Illinois, publicaram em 24 de setembro um estudo sugerindo que o objeto misterioso que existe depois de Netuno seria um buraco negro primordial (PBH), formado não pelo colapso gravitacional de uma estrela, mas sim pela extrema densidade da matéria encontrada nos primórdios da expansão do universo.

O buraco negro primordial estaria orbitando o Sol a uma distância de 300 a 1 mil unidades astronômicas (ou UA, usada dentro do Sistema Solar, sendo que 1 UA = 150 milhões de quilômetros). Plutão, o corpo mais afastado do Sistema Solar, está a 39,5 UA. Para embasar a teoria, os pesquisadores se concentraram nas órbitas anômalas de objetos além de Netuno (chamados transnetunianos ou TNOs).


O objetivo massivo que influencia as órbitas dos objetos depois de Netuno era considerado um planeta. (Fonte: JPL-Caltech/R. Hurt)
O consenso é que as anomalias das órbitas são causadas por uma nova fonte gravitacional no sistema solar externo — desde 2016, aceito como o esquivo Planeta Nove. Mas Scholtz e Unwin argumentam que aceitar a existência de um PBH não é tão doido assim.

Difícil provar a nova teoria
Segundo eles, "a captura de um planeta errante pela gravidade do Sol é uma das principais explicações para a origem do Planeta Nove, e pode ter acontecido o mesmo com um buraco negro primordial". No entanto, poderia ser difícil confirmar essa teoria: a energia irradiada por um PBH, mesmo com uma massa dez vezes maior que a da Terra comprimida em um raio de 5 centímetros, é minúscula. Para superar esse obstáculo, os autores do artigo propõem buscar raios gama ou raios cósmicos.

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/146509-planeta-nove-verdade-buraco-negro-primordial.htm

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial

  Temos ouvido alguns relatos de que o iPhone vai ficar mais caro, algumas placas gráficas vão ser canceladas, etc… Tudo porque o mundo da produção de chips não tem mãos a medir para o nível de procura atual. Mas, não é só o iPhone, não é só a memória, nem são apenas as placas gráficas.  O impacto da Inteligência Artificial vai chegar a tudo e a todos.  Os preços vão aumentar, e tu vais ter de o pagar. Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial Durante anos ouvimos que a inteligência artificial ia mudar o mundo, e aos poucos está de facto a mudar. Hoje em dia as pessoas já pesquisam no senhor Google como antigamente, editam fotos com algoritmos diferentes, e até trabalham lado a lado com chatbots. Mas o que ninguém disse é que, além de nos mudar a vida, também nos vai mudar o bolso. Nos últimos meses, as notícias têm vindo a confirmar o que já se adivinhava:  os preços dos chips e da memória estão a disparar . O motivo? O mesmo de sempre, escasse...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...