Avançar para o conteúdo principal

Primeira estrada francesa com painéis solares fotovoltaicos foi um fiasco


Foi em 2016 que em França se instalou a primeira estrada com painéis solares, em Tourouvre-au-Perche (Orne), na Normandia. 3 anos volvidos, sabe-se que afinal esta estrada, cerca de 1 quilómetro com painéis solares, foi um fiasco!

Segundo avançou o jornal francês Le Monde, este quilómetro de estrada com painéis fotovoltaicos não foi eficaz energeticamente nem rentável financeiramente, traduzindo-se num verdadeiro fiasco!

Apesar de já terem passado 3 anos, só agora foi revelado as conclusões de um estudo sobre o impacto desta estrada com painéis solares.

E NESSAS REVELAÇÕES, SOUBE-SE QUE AO FIM DE UMA SEMANA 83% DOS PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS QUEBRARAM.

Tanto que alguns dos habitantes de Tourouvre-au-Perche brincaram com a situação “Os engenheiros não pensaram na quantidade de tratores que por lá passariam diariamente”.

Mas os responsáveis por este projeto piloto em França talvez nem tenham sido apanhados de surpresa, pois consta que 75% dos painéis fotovoltaicos instalados já teriam algum dano prévio à instalação e uso da estrada!

Produção de energia abaixo da meta estabelecida
Estrada Painéis Solares Fotovoltaicos
Painel Solar Fotovoltaico instalado na estrada Solar
Outro ponto negativo ressalvado pelo Le Monde é que inicialmente a empresa responsável pelo projeto indicou a produção de energia média diária de 790 kWh, mas este valor nunca foi alcançado! Acredita-se que nem metade desse valor se tenha conseguido atingir.

Outro ponto negativo, foi o facto de ser bastante ruidosa, o que levou a que as autoridades baixassem o limite de velocidade para 70 km/h para baixar o ruído dos veículos a passar por cima dos painéis solares fotovoltaicos, de forma aos habitantes da região puderem estar mais descansados!

Alternativa à estrada com painéis solares
Se em França a aposta numa estrada com painéis solares terminou como um fiasco, o mesmo não se pode dizer da Holanda. Que apostaram, não numa estrada, mas sim numa ciclovia solar!

Os holandeses instalaram numa ciclovia painéis solares fotovoltaicos com o objetivo de produzir entre 50 a 70 kWh por metro quadrado ao ano, valor que foi superado. Conseguiram obter até 93 kWh por metro quadrado nesse período.

E nos próximos tempos a empresa responsável irá aumentar a ciclovia solar, instalando mais painéis solares fotovoltaicos. Irá assim criar uma nova ciclovia próximo do aeroporto de Amesterdão, com cerca de 50 metros e outra com cerca de 100 metros em Roterdão, numa faixa onde só passam autocarros!

https://www.portal-energia.com/estrada-paineis-solares-fotovoltaicos-147990/

Comentário do Wilson:
Afinal não é só em Portugal que há incompetência e corrupção: já na altura da instalação sabia-se que 75% dos painéis tinham defeito!

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di