Avançar para o conteúdo principal

Primeira estrada francesa com painéis solares fotovoltaicos foi um fiasco


Foi em 2016 que em França se instalou a primeira estrada com painéis solares, em Tourouvre-au-Perche (Orne), na Normandia. 3 anos volvidos, sabe-se que afinal esta estrada, cerca de 1 quilómetro com painéis solares, foi um fiasco!

Segundo avançou o jornal francês Le Monde, este quilómetro de estrada com painéis fotovoltaicos não foi eficaz energeticamente nem rentável financeiramente, traduzindo-se num verdadeiro fiasco!

Apesar de já terem passado 3 anos, só agora foi revelado as conclusões de um estudo sobre o impacto desta estrada com painéis solares.

E NESSAS REVELAÇÕES, SOUBE-SE QUE AO FIM DE UMA SEMANA 83% DOS PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS QUEBRARAM.

Tanto que alguns dos habitantes de Tourouvre-au-Perche brincaram com a situação “Os engenheiros não pensaram na quantidade de tratores que por lá passariam diariamente”.

Mas os responsáveis por este projeto piloto em França talvez nem tenham sido apanhados de surpresa, pois consta que 75% dos painéis fotovoltaicos instalados já teriam algum dano prévio à instalação e uso da estrada!

Produção de energia abaixo da meta estabelecida
Estrada Painéis Solares Fotovoltaicos
Painel Solar Fotovoltaico instalado na estrada Solar
Outro ponto negativo ressalvado pelo Le Monde é que inicialmente a empresa responsável pelo projeto indicou a produção de energia média diária de 790 kWh, mas este valor nunca foi alcançado! Acredita-se que nem metade desse valor se tenha conseguido atingir.

Outro ponto negativo, foi o facto de ser bastante ruidosa, o que levou a que as autoridades baixassem o limite de velocidade para 70 km/h para baixar o ruído dos veículos a passar por cima dos painéis solares fotovoltaicos, de forma aos habitantes da região puderem estar mais descansados!

Alternativa à estrada com painéis solares
Se em França a aposta numa estrada com painéis solares terminou como um fiasco, o mesmo não se pode dizer da Holanda. Que apostaram, não numa estrada, mas sim numa ciclovia solar!

Os holandeses instalaram numa ciclovia painéis solares fotovoltaicos com o objetivo de produzir entre 50 a 70 kWh por metro quadrado ao ano, valor que foi superado. Conseguiram obter até 93 kWh por metro quadrado nesse período.

E nos próximos tempos a empresa responsável irá aumentar a ciclovia solar, instalando mais painéis solares fotovoltaicos. Irá assim criar uma nova ciclovia próximo do aeroporto de Amesterdão, com cerca de 50 metros e outra com cerca de 100 metros em Roterdão, numa faixa onde só passam autocarros!

https://www.portal-energia.com/estrada-paineis-solares-fotovoltaicos-147990/

Comentário do Wilson:
Afinal não é só em Portugal que há incompetência e corrupção: já na altura da instalação sabia-se que 75% dos painéis tinham defeito!

Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

  Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA. Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda. Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros.  Não, não é exagero . Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros. O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo? RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”. Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a ...

O erro de usar dois monitores que pode fazer mais mal do que bem

 Nos últimos anos, tornou-se quase moda ver setups com dois monitores tanto em escritórios modernos como em secretárias de gamers e freelancers. A promessa parece irresistível: mais espaço para trabalhar, mais produtividade e menos tempo perdido a alternar entre janelas. Mas e se eu te dissesse que usar dois monitores pode estar a sabotar a tua concentração, a tua postura e até a tua saúde sem te dares conta? Sim, aquilo que muitos consideram um upgrade pode, na verdade, ser um erro silencioso que faz mais mal do que bem. O mito da produtividade com dois monitores É verdade que alguns estudos mostram ganhos de produtividade quando se utilizam dois monitores. A lógica é simples: um ecrã para a tarefa principal e outro para referências, e-mails ou comunicações. Parece perfeito… até olhares mais de perto para a realidade. Com dois monitores, também ganhas: Mais distrações: quantas vezes abres o segundo ecrã “só para espreitar” o e-mail, as redes sociais ou o chat? A tentação está semp...