Avançar para o conteúdo principal

IBM vai lançar computador com 53 bits quânticos


Este passa o maior sistema de computação quântica que pode ser usado através da cloud

AIBM vai lançar em outubro um computador com 53 bits quânticos (qubits) e disponibilizá-lo para empresas, universidades e organizações externas através da cloud. O computador vai fazer parte de um novo complexo de computação quântica que a tecnológica inaugurou esta semana em Nova Iorque, nos EUA.

Segundo a gigante norte-americana, o novo computador vai permitir realizar experiências quânticas mais complexas, sobretudo nas áreas de entrelaçamento – uma espécie de ligação privada entre qubits de informação – e também de conectividade.

De acordo com a publicação MIT Technology Review, a nova máquina da IBM não chega no entanto para supera o computador de 72 qubits da Google, conhecido como Bristlecone, mas no caso da gigante dos motores de busca a máquina não está acessível de forma aberta para a comunidade científica.

«A nossa estratégia, desde que colocámos o primeiro computador quântico na cloud em 2016, era levar a computação quântica para lá das experiências isoladas em laboratório conduzidas por uma mão cheia de organizações para as mãos de dezenas de milhares de utilizadores», explica em comunicado Dario Gil, diretor da divisão IBM Research.

A rede aberta de computação quântica da IBM já tem mais de 150 mil utilizadores registados e 80 empresas, instituições académicas e laboratórios de investigação como clientes. Desde 2016 que já foram realizadas 14 milhões de experiências na plataforma da IBM e que resultaram na publicação de mais de 200 trabalhos científicos.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/hardware/2019-09-19-IBM-vai-lancar-computador-com-53-bits-quanticos

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa

  O novo e-car português BEN está já apto a ser conduzido em toda a Europa. O certificado de homologação da União Europeia já foi atribuído e em 2026 deverá começar a produção em larga escala. Está a chegar um novo e-car criado em Portugal . É o  BEN , desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que esta quinta-feira (18 de dezembro)  recebeu o certificado de homologação da União Europeia  - ou seja, na prática, já pode ser conduzido na Europa.   O modelo, de pequenas dimensões,  deverá entrar em produção em larga escala já no próximo ano , não só em Portugal, como também na Europa. Com um preço projetado de 8.000 euros , segundo um comunicado, decorrem negociações para que  em 2030 sejam fabricadas 20 mil unidades por ano  "de forma descentralizada". Trata-se de um e-car acessível, que é também o primeiro do género com contador de emissões de dióxido de carbono evitadas. A tecnologia AYR permite-lhe compensar as emissões origi...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...